3 - Concepção de organização cooperativa

A Aliança Cooperativa Internacional estatui que cooperativa é uma associação autônoma de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida.

A prática cooperativa é alicerçada nos valores básicos de: liberdade; democracia; eqüidade; solidariedade; pluralismo; justiça social.

Todos estes valores se materializam por intermédio de princípios prescritos pela doutrina. A doutrina é constituída a partir de valores e princípios conjugados a idéias gerais.

O valor dá origem e precede o princípio, ocupando posição superior na hierarquia da doutrina cooperativista. Os valores são peças de caráter mais estável que refletem crenças universais básicas.

Os princípios decorrem da interpretação dos valores, podendo ser ajustados às circunstâncias determinadas pelo ambiente institucional.

Os valores, enquanto padrões ou critérios para estabelecer o que deve ser considerado como desejável, assentam as bases para a aceitação ou a rejeição de normas particulares. Portanto, com amparo nos fundamentos retro mencionados, os princípios do cooperativismo vêm sendo ajustados à realidade de cada época e lugar, sem prejuízo dos valores fundamentais.

A Aliança Cooperativa Internacional, nos Congressos de 1937 (Paris), 1966 (Viena) e 1995 (Manchester), respectivamente, aprovou expressivas mudanças nas diretrizes organizacionais do cooperativismo.



Copyright © 2010 AIEC.