A maior parte da restituição do capital dos associados ocorre quando os associados deixam as suas cooperativas. Os programas de restituição do capital social são necessários para reduzir o excesso de investimento na cooperativa dos associados mais velhos.

Associados com excesso de capital na cooperativa são aqueles que investiram de acordo com a utilização dos serviços das cooperativas no passado.


Eles, geralmente, possuem mais capital acumulado do que os sócios mais novos. Se o capital dos associados mais velhos não for restituído, haverá um desequilíbrio no capital social, pois os associados mais velhos acabam possuindo proporcionalmente mais capital do que a proporção de seu uso da cooperativa, acabando por financiar o investimento dos novos associados na cooperativa.

Como os princípios cooperativos definem que os benefícios gerados sejam distribuídos de acordo com o uso da cooperativa, não faz sentido observar associados mais velhos que pouco usam a cooperativa com grande montante de recursos na conta capital social.

Quando isto acontece as cooperativas não são financiadas de acordo com uso e novos associados, que estão provavelmente pouco investidos, estão usando as instalações da cooperativa que associados antigos ajudaram a construir.



Copyright © 2010 AIEC.