2 - Demanda

Gráfico da demanda de mercado

A demanda agregada por um produto é o volume total que seria adquirido por um grupo definido de consumidores, de determinado território, por unidade de tempo, em um ambiente de mercado definido sob um determinado programa de marketing.

A parcela da demanda de mercado conquistada e mantida por uma cooperativa individualmente representa sua participação no mercado.


Natureza da demanda – O objetivo central da ação de marketing depende da situação prevalecente no mercado, a saber:

  • demanda irregular – ocorre quando a procura varia sazonalmente. Nesse caso, a função do marketing consiste em alterar o padrão de demanda por meio de flexibilização de preço, promoções e outros incentivos para mantê-la sincronizada com o fluxo de oferta;
  • demanda inexistente – os consumidores estão dispersos e desinteressados. A função do marketing consiste em dimensionar o tamanho do mercado potencial e desenvolver produtos e serviços que atendam às necessidades do mercado;
  • demanda declinante – ocorre com produtos que atingiram a fase de maturidade. Também se verifica em bens inferiores comercializados em regiões que passaram por sustentável crescimento da renda. A tarefa do marketing é mitigar o declínio da demanda por intermédio da criação de novos usos para o produto.

Copyright © 2010 AIEC.