5 - Estratégia de posicionamento competitivo

Normalmente, as cooperativas atuam em mercados imperfeitos, isto é, aqueles em que o produtor ou o comprador detém poder de mercado.

Esse relativo controle sobre a demanda, no caso das cooperativas, decorre da posição de liderança de custos ou da capacidade de diferenciação de produto. O posicionamento depende de fatores de mercado, de estratégias competitivas ou, ainda de elementos ambientais.

a) Fatores de mercado – O tamanho do mercado constitui elemento básico para a estratégia de posicionamento da cooperativa. Mercados amplos oferecem condições para alcançar ganhos de escala, enquanto mercados especializados são mais adequados à política de diferenciação de produto.

A taxa de crescimento natural do segmento é importante, pois a probabilidade de sucesso da cooperativa é maior em setores econômicos dinâmicos.

A elasticidade da demanda é variável de grande relevância para decisões de investimento das cooperativas. Setores em que os consumidores são menos sensíveis a preço são mais atraentes que mercados cuja elasticidade de preço é elevada.


Copyright © 2010 AIEC.