b) Fatores econômicos – Mercados em que existem fortes barreiras de entrada são atraentes para as empresas já instaladas, pois inibe concorrentes potenciais. Os custos para superar estas barreiras podem tornar o empreendimento proibitivamente caro e antieconômico.

Os mercados em que os fornecedores detêm o monopólio são menos atraentes do que aqueles supridos por muitos fornecedores concorrentes.

O uso e o nível da tecnologia afetam a atratividade do mercado-alvo de formas diferentes para distintos concorrentes. Os mais desenvolvidos tecnologicamente serão atraídos para mercados que utilizam seus conhecimentos de modo mais completo e como barreira de entrada para outras empresas. No caso de empresas menos desenvolvidas tecnologicamente, com aptidões e pontos fortes em outras áreas, tais como pessoal, os mercados com menor teor tecnológico podem ser mais adequados.

O tamanho do investimento necessário, em termos financeiros e de outros comprometimentos, também afetará a atratividade de mercado, podendo vir a estabelecer a quase impossibilidade de que alguns mercados-alvo sejam atingidos por algumas empresas.


Copyright © 2010 AIEC.