Em todo caso, a sociedade cooperativa deve demonstrar capacidade econômica de gerar recursos suficientes para remuneração de seus investidores (cooperados) e credores financeiros (terceiros).

Em geral, quanto mais dívida a empresa possui em relação ao capital total de seu ativo, portanto maior alavancagem financeira, maiores serão os riscos de insolvência.


Assim, os índices de endividamento visam a examinar a composição das fontes de recursos de empresa. O grau de endividamento de uma organização determina sua dependência em relação a fontes externas para financiamento dos ativos.

De acordo com o direito empresarial que regula as sociedades comerciais e as sociedades civis de fins econômicos, os acionistas e/ou sócios têm apenas direitos residuais sobre os resultados econômicos.

Desse modo, ao capital próprio dos cooperados cabem tão somente os excedentes econômicos após pagamento da remuneração dos investidores externos à sociedade (bancos, fornecedores, debenturistas etc.), empregados e quitação de obrigações sócio-fiscais.



Copyright © 2010 AIEC.