Ao enfrentar ambientes hostis, não se pode pensar que a tecnologia e o trabalho exaustivo serão por si só fatores determinantes. Quando se está na maré, deve-se saber para qual lado se está sendo levado e como melhor enfrentá-la. Numa citação de SUN TZU para a guerra, ele afirma que quando não se conhece a si mesmo nem o seu inimigo, suas chances de ganhar as batalhas são próximas de zero. Daí a importância de um trabalho de aquisição e manutenção de dados para uma empresa.

Para chegar às definições de Informação e Inteligência, deve-se primeiramente rever os níveis hierárquicos da informação no processo decisório de uma organização. Para Tarapanoff (2001), essa hierarquia está composta por quatro níveis: dado, informação, conhecimento e inteligência.

Dado é o elemento básico. É a partir dele que percebemos e registramos uma realidade. Ele é um elemento quantitativo e importante base para que as pesquisas tenham credibilidade, precisão e consistência. Um dado errado compromete todo um projeto por mais fundamentado que ele esteja. Dados são o ponto chave da sociedade do conhecimento. Antigamente, não existia a possibilidade e a necessidade de coleta maciça de dados. Atualmente, o que ocorre é a importância dos dados como instrumentos de diferenciação competitiva.

Dados compreendem a classe mais baixa de informação e incluem os itens que representam fatos, textos, gráficos, imagens estatísticas, sons, segmentos de vídeo analógicos ou digitais etc. Em suma, dados são sinais que ainda não foram interpretados, nem processados de qualquer forma. Essa classe representa a matéria-prima a ser utilizada na produção de informações.



Copyright © 2010 AIEC.