| 5
- O ator de IC a serviço da competitividade da empresa
Segundo DOU (1995), a IC coloca em jogo diferentes atores na empresa (Dou, 1995):
Na empresa, os responsáveis pela busca e análise de informações concorrenciais, tecnológicas e mercadológicas têm que atuar de modo a possibilitar o monitoramento da concorrência e a identificação do posicionamento da empresa em relação aos seus competidores. O objetivo é estabelecer ações corretivas em situações críticas e intensificar potencialidades, entre outras atividades estratégicas que favoreçam o desenvolvimento organizacional. Todas essas atividades são amplamente detalhadas na literatura que trata dos papéis e das competências necessárias ao ator de IC. O acesso à
Internet desencadeou uma dinâmica peculiar às atividades
desse ator na empresa, disponibilizando novas ferramentas de busca, recursos
e fontes de informação e ampliando sua rede de comunicações.
Essas mudanças, ainda em evolução, tendem a se refletir
na formação, qualificação e desenvolvimento
desse profissional. |
Copyright © 2010 AIEC.
|
|