5 - O ator de IC a serviço da competitividade da empresa

Segundo DOU (1995), a IC coloca em jogo diferentes atores na empresa (Dou, 1995):

  • os responsáveis pela utilização da informação em caráter estratégico, resultante do processo de IC: decisores, chefes de projeto, gerentes, especialistas, trabalhadores do conhecimento;
  • os responsáveis pelo desenvolvimento do processo de IC propriamente dito, coletores e analistas de informação.

Na empresa, os responsáveis pela busca e análise de informações concorrenciais, tecnológicas e mercadológicas têm que atuar de modo a possibilitar o monitoramento da concorrência e a identificação do posicionamento da empresa em relação aos seus competidores.

O objetivo é estabelecer ações corretivas em situações críticas e intensificar potencialidades, entre outras atividades estratégicas que favoreçam o desenvolvimento organizacional. Todas essas atividades são amplamente detalhadas na literatura que trata dos papéis e das competências necessárias ao ator de IC.

O acesso à Internet desencadeou uma dinâmica peculiar às atividades desse ator na empresa, disponibilizando novas ferramentas de busca, recursos e fontes de informação e ampliando sua rede de comunicações. Essas mudanças, ainda em evolução, tendem a se refletir na formação, qualificação e desenvolvimento desse profissional.



Copyright © 2010 AIEC.