Mesmo que a ideia de novo negócio enfrente e vença os testes iniciais de sistematização e tome a forma de boa oportunidade de negócio, há várias opções para que sua implementação seja conduzida. Alternativas devem ser analisadas, em etapa pré-operacional, quanto a:

· melhor posicionamento de mercado;
· localização;
· membros da equipe que irá conduzir o negócio;
· tecnologia a ser adotada.

Repetimos que as melhores fontes de recursos precisam ser analisadas em fase pré-operacional. Em outras palavras, os recursos para novo negócio são preciosos e os custos resultantes de decisões equivocadas, que possam exigir novos investimentos - os chamados sunk costs -, são, na maioria das vezes, ruinosos.

Deve ressaltar-se a avaliação de viabilidade do empreendimento proposto, isto é, o plano de negócios apresenta as informações necessárias para que todo interessado no novo empreendimento seja protagonista, empreendedor, futuro fornecedor, cliente, investidor ou colaborador, permite que o observador conheça a potencialidade do negócio e tome decisões em bases mais sólidas, em outras palavras, o plano de negócio oferece uma série de informações como:


· identificação de oportunidades de negócios;
· definição do negócio que realmente se pretende implementar;
· estratégias que serão adotadas;
· marketing para o negócio e como ele irá operar;
· indicadores econômico-financeiros que apontarão a necessidade de investimento;
· retornos previstos que permitirão avaliar a viabilidade do negócio.

Reúne, portanto, todos os elementos do processo empreendedor, desde a identificação de uma oportunidade até a sua implementação.



Copyright © 2010 AIEC.