A
análise do comportamento dos consumidores visa identificar quais
seus hábitos de compra e os fatores que podem influenciar na decisão
de comprar.
A
análise do comportamento dos consumidores visa identificar os hábitos
de compra e os fatores que podem influenciar a decisão de comprar.
Nesse ponto, algumas questões centrais a serem identificadas estão
relacionadas com o que Salim et al (2001) denominam “sensibilidade
do mercado”. São fatores como:
·Preço: envolve a análise do comportamento
dos consumidores frente à oscilação dos preços;
ou seja, se os consumidores deixam de comprar determinado produto por
conta de uma elevação no preço. Esse dado pode
indicar que há um segmento de mercado voltado para consumidores
que privilegiam preços baixos.
·Qualidade: refere-se à identificação
dos atributos do produto valorizados pelos clientes. Identifica-se esse
fator com a averiguação de se os consumidores deixariam
de adquirir um produto por alguma alteração nos seus padrões,
mantido o preço constante ou, ainda, sendo o preço reduzido.
Isso pode indicar um segmento de mercado a ser explorado entre consumidores
que privilegiam a qualidade acima de tudo.
·Prazo e forma de entrega do produto ou serviço:
muitos clientes privilegiam determinado produto, mesmo tendo que pagar
mais caro por ele, porque necessitam que sua entrega seja feita em determinado
prazo. É fator especialmente importante quando os consumidores
são empresas.
A análise
de mercado necessariamente deve conter os elementos próprios para
configurar tal sensibilidade do mercado. Muitos desses fatores, como preço,
qualidade, forma de entrega do produto ou serviço são critérios
identificados por algumas empresas para definir seu segmento de mercado.