A análise do comportamento dos consumidores visa identificar quais seus hábitos de compra e os fatores que podem influenciar na decisão de comprar.

A análise do comportamento dos consumidores visa identificar os hábitos de compra e os fatores que podem influenciar a decisão de comprar. Nesse ponto, algumas questões centrais a serem identificadas estão relacionadas com o que Salim et al (2001) denominam “sensibilidade do mercado”. São fatores como:

· Preço: envolve a análise do comportamento dos consumidores frente à oscilação dos preços; ou seja, se os consumidores deixam de comprar determinado produto por conta de uma elevação no preço. Esse dado pode indicar que há um segmento de mercado voltado para consumidores que privilegiam preços baixos.

· Qualidade: refere-se à identificação dos atributos do produto valorizados pelos clientes. Identifica-se esse fator com a averiguação de se os consumidores deixariam de adquirir um produto por alguma alteração nos seus padrões, mantido o preço constante ou, ainda, sendo o preço reduzido. Isso pode indicar um segmento de mercado a ser explorado entre consumidores que privilegiam a qualidade acima de tudo.

· Prazo e forma de entrega do produto ou serviço: muitos clientes privilegiam determinado produto, mesmo tendo que pagar mais caro por ele, porque necessitam que sua entrega seja feita em determinado prazo. É fator especialmente importante quando os consumidores são empresas.

A análise de mercado necessariamente deve conter os elementos próprios para configurar tal sensibilidade do mercado. Muitos desses fatores, como preço, qualidade, forma de entrega do produto ou serviço são critérios identificados por algumas empresas para definir seu segmento de mercado.



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