3 - Definição de objetivos e metas

Cada uma das situações identificadas na análise SWOT irá requerer um plano de ação a ser elaborado pelo empreendedor e sua equipe. No momento do plano, os objetivos e metas que serão perseguidos devem ser claramente colocados.

Os objetivos são expressões amplas do que o empreendedor espera. Por exemplo:


· aumentar as vendas ao longo dos próximos dois anos,
· alcançar maior participação de mercado,
· ampliar os canais de distribuição.

As metas, por sua vez, são expressões mais precisas dos objetivos, permitindo fundamentalmente sua mensuração. Comparando com os exemplos acima, as metas seriam:

· aumentar as vendas em 10%, nos próximos dois anos,
· elevar a participação de mercado dos atuais 30 para 38%,
· ampliar os canais de distribuição, credenciando outras 5 distribuidoras em 3 regiões do país.

Segundo Dornelas (2001), metas devem ser “SMART”, isto é:


· ESpecíficas: ou seja, voltadas para o alcance de determinado objetivo;
· Mensuráveis: sua realização ou não deve ser verificável a partir de parâmetros objetivos;
· Atingíveis: elas devem ser possíveis, não podem ser a expressão de “sonhos”;
· Relevantes: elas realmente devem indicar pontos importantes da viabilização e desenvolvimento do negócio.
· Temporais: elas devem possuir prazo de execução e prazo para verificação de seus resultados.

A coerência e a precisão dos objetivos e metas com o conjunto do plano de negócio, em especial com a definição da estratégia, será item observado com cuidado por qualquer analista.



Copyright © 2010 AIEC.