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Cada fase de um produto ou serviço exige um estilo diferenciado de mix de marketing. No início do ciclo de vida, um produto precisa de mais divulgação para ser conhecido. Na fase de crescimento, o objetivo é angariar maiores fatias de mercado. Na etapa de maturidade, é necessário continuar investido em marketing para manter a posição adquirida e, mesmo na fase de declínio, o investimento deve se manter. Boa estratégia de marketing pode adiar o fim de um produto ou serviço. Com a velocidade e a profundidade dos avanços tecnológicos cada vez mais o ciclo de vida dos produtos e serviços se encurta. Mais do que isso, a intervenção de concorrência e mudanças na preferência do consumidor, interferem na dinâmica de duração (Ferreira, 1995). Esses aspectos tornam mais relevante para o analista de plano de negócios – especialmente quando ele é um potencial investidor – visualizar a possibilidade de renovação e expansão do negócio. O empreendedor deve assinalar em que situação se encontra seu produto ou serviço. Isso demonstra seu conhecimento do mercado que, juntamente com o cronograma de introdução de novos produtos ou serviços, afirma-lhe o preparo para gerenciar o empreendimento. |
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