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Já produtos perecíveis, assim como serviços, exigem proximidade maior entre a empresa e o cliente final. Em
linhas gerais, diz-se que quanto maior o número de canais de distribuição
melhor, pois aumentam as possibilidades de cobertura geográfica
e setorial, fazendo com que o potencial de vendas se multiplique (Ferreira,
1995). Entretanto, a gestão de canais de distribuição
pode se tornar muito complexa, à medida que eles crescem. Pode optar-se pela venda direta ou indireta. A venda indireta, como o nome indica, conta com a atuação de distribuidores ou varejistas. A venda direta, por sua vez, elimina os esforços de gestão dos canais, embora reduza a possibilidade de abrangência no mercado. As vendas
por catálogos, praticadas por Avon e Natura, por exemplo, são
formas criativas e eficazes de eliminar etapas nos canais de distribuição
e, ao mesmo tempo, não perder abrangência. Entretanto, são
empresas que possuem muitos anos de experiência, marcas reconhecidas
e uma linha de produtos afeita a esse tipo de comercialização. |
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