| Resumo
A atividade de marketing é o elo entre a empresa e seu mercado, envolvendo o relacionamento com os atores deste mercado: clientes, fornecedores, distribuidores e concorrentes. Para isto, a atividade de marketing requer um adequado sistema de informações e a elaboração de um plano de marketing. O sistema de informações deve ser responsável por obter os dados relevantes, internos e externos, para que o empreendedor conheça todas as informações sobre seus produtos ou serviços e, também, o desempenho dos concorrentes. O plano de marketing, por sua vez, deve demonstrar como a empresa pretende reagir às pressões do mercado e atingir os objetivos previstos na suas projeções de vendas. Para empresa nova o plano de marketing deverá, então, avaliar e definir o “mix” de marketing. Isto é, como a empresa se comportará em relação à produto, preço, praça e promoção. No caso de empresa existente Plano de Marketing apresentar o Reposicionamento do Negócio no que se refere aos 4 P’s. Uma nova preocupação
deve ser ainda considerada: o marketing interno ou endomarketing. Trata-se
da divulgação das políticas e ações
propostas no novo negócio para que todos os colaboradores conheçam
os objetivos da empresa e possam atuar na busca da melhoria contínua,
focalizando o atendimento das necessidades dos clientes. |
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