Na descrição da empresa, mencionamos a necessidade de detalhamento do processo operacional. De lá devem ser extraídos os custos de produção ou de prestação de um serviço, além dos investimentos necessários para aquisição de máquinas, equipamentos e mobiliários para as instalações da operação.

No plano de marketing, outras informações relevantes estão presentes. A estratégia de marketing indicará os gastos com a comunicação da empresa (publicidade e propaganda), sua política de preços e promoções são elementos fundamentais para as estimativas de receita e, por fim, a projeção de vendas é a base de toda a elaboração da principal ferramenta financeira de um novo empreendimento: a elaboração do fluxo de caixa.

Portanto, a consistência do plano financeiro coloca em jogo não apenas a análise desta seção, mas de tudo o que foi apresentado no plano de negócio e a própria capacidade do empreendedor e de sua equipe.

Cenários alternativos: O plano financeiro, como já podemos observar, é recheado de elementos subjetivos. Todas as projeções e indicadores, objetivamente calculados, são resultados de hipóteses formuladas pelo empreendedor sobre o comportamento do mercado em que vai atuar. Assim, uma das críticas que pode ser feita a um plano financeiro reside na aderência de seus pressupostos aos resultados esperados, em média, pelos analistas de mercado e outros empreendedores do setor.



Copyright © 2010 AIEC.