E. Demonstração de resultados e projeções de receitas

É um demonstrativo voltado para a análise do desempenho dos lucros do empreendimento (Siegel et al., 1996). Está fortemente relacionado com a projeção de vendas e, por isso, é um dos elementos centrais para a avaliação da consistência do plano. Deve ser projetado, também, para no mínimo três e no máximo cinco anos, sendo que nos primeiros dois anos seus dados devem ser apresentados segundo uma projeção mensal ou trimestral, bastando, nos anos restantes, uma projeção dos seus valores anuais. Em muitos casos é interessante que a demonstração de resultados seja acompanhada por um quadro de fontes e usos dos recursos, que irá auxiliar na comparação entre os investimentos necessários e os resultados esperados.

Bangs (2002) esclarece que enquanto os balanços fornecem um quadro estático da empresa em um determinado momento, o demonstrativo de receitas oferece um quadro dinâmico da empresa durante um determinado tempo.O autor informa ainda que os demonstrativos financeiros que esboçam um período futuro são chamados de relatórios financeiros projetados. Demonstram como se espera que a empresa esteja, do ponto de vista financeiro, baseado numa série de possibilidades sobre economia, crescimento do mercado e demais fatores.

Projeções de receitas são ferramentas de previsão e orçamento que calculam as receitas e antecipam as despesas a curto e médio prazos. Mesmo que as projeções de receitas não sejam exatas, elas irão proporcionar ao empresário um conjunto aproximado de referências para testar o avanço de sua empresa em direção às suas metas de curto prazo, tornando-se desta maneira a base de suas previsões.

“O raciocínio que norteia a projeção das receitas é: desde que a maioria das despesas seja previsível e que as receitas não flutuem muito drasticamente, o futuro será muito semelhante ao passado. Se você estiver na fase inicial, procure informações sobre demonstrativos financeiros e índices de receita das empresas semelhantes à sua”.(Bangs, 2002, p.94)



Copyright © 2010 AIEC.