Resumo

Os demonstrativos contábeis são instrumentos que sintetizam a situação econômico-financeira das empresas, de forma padronizada, permitindo a comparação entre as mesmas.
Os demonstrativos contábeis mais utilizados são:

Balanço Patrimonial;
• Demonstrativo de Resultados do Exercício.

O Balanço Patrimonial informa a situação financeira e patrimonial de uma empresa em um determinado ponto no tempo. Para cumprir estes objetivos, está dividido em três seções:

Ativo: são os bens e direitos da empresa.
Passivo: são as obrigações da empresa para com terceiros.
Patrimônio Líquido: é composto pelo capital investido pelos proprietários/acionistas da empresa e pelo lucro acumulado.

O Demonstrativo dos Resultados do Exercício apresenta os resultados da empresa ao longo de um determinado período, discriminando as receitas e despesas em que ela incorreu, permitindo uma visão mais dinâmica do que a proporcionada pelo Balanço Patrimonial.
O Fluxo de Caixa é o principal instrumento para o gerenciamento financeiro em novos empreendimentos. Ele consiste no registro e projeção das entradas e saídas de caixa resultantes de um determinado negócio, estabelecendo os parâmetros necessários para a sua gestão financeira.
Estas entradas e saídas decorrem de:

• operações da empresa no novo negócio, envolvendo:

- Receitas;
- Custos e Despesas Variáveis;
- Custos e Despesas Fixas.

• investimentos;
• financiamentos.

Assim como o Balanço de Patrimonial e o Demonstrativo de Resultados do Exercício, o Fluxo de Caixa deve ser projetado para um período de três a cinco anos, sendo que para projetos de longa maturação é normal que as projeções sejam efetuadas para períodos que vão de 10 a 20 anos.



Copyright © 2010 AIEC.