Resumo

A decisão de investir está no cerne da atividade empreendedora. Avaliar o potencial de um negócio é, em grande medida, analisar a potencialidade do investimento proposto, oque está relacionado a três conceitos fundamentais: rentabilidade, liquidez e segurança.

Esta avaliação, no entanto, deve ser contextualizada de acordo com o tipo de empreendimento e o setor em que ele se insere.

Ao empreendedor cabe, em primeiro lugar, a elaboração de um orçamento de capital, onde estejam listadas as imobilizações produtivas e comerciais que serão efetuadas.

Decorre do fluxo de caixa uma série de indicadores utilizados para avaliar a viabilidade do negócio. Um destes indicadores é o ponto de equilíbrio (break-even point), assim como os pontos de nivelamento operacional financeiro, que indica o volume de vendas necessário para equilibrar receitas e gastos [resultado(lucro)=zero].

Em seguida, devem ser apresentados os indicadores que permitam uma avaliação objetiva do investimento proposto, compondo a análise econômico-financeira do investimento. Os principais métodos considerados são: Método do payback, Método do valor presente líquido (VPL), Método da taxa interna de retorno (TIR).

O método de payback objetiva a análise da liquidez do investimento, informando o prazo necessário para a recuperação do valor investido. Já o método do valor presente líquido (VPL) e da taxa interna de retorno (TIR), partem dos dados do fluxo de caixa projetado e permitem avaliar a viabilidade do investimento.

Por fim, somam-se a esses, os indicadores de liquidez, atividade, endividamento, lucratividade e rentabilidade.



Copyright © 2010 AIEC.