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Resumo Uma
boa orientação jurídica (e contábil) pode
dirimir uma série de problemas enfrentados na consolidação
do negócio.
Quanto à natureza jurídica do empreendimento, segundo o Novo Código Civil, o novo negócio pode ser uma sociedade simples ou uma sociedade empresária. As sociedades simples destinam-se a abrigar ocupações como escritórios de advocacia, consultórios odontológicos, atividades artísticas ou intelectuais, onde dois ou mais profissionais estabelecem compromissos recíprocos para o exercício de atividade econômica que requeira elementos de empresa. As sociedades empresárias envolvem, entre outras, a sociedade limitada, ou seja, aquela em que os sócios respondem pelas obrigações da empresa até o limite de sua participação no capital social, e as sociedades anônimas. Quanto as obrigações sociais e tributárias do novo negócio, estas variarão de acordo com o ramo de atuação e porte da empresa. Os principais encargos sociais podem ser considerados: o recolhimento do INSS, o recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), o pagamento do PIS, da Contribuição Sindical, e as provisões para pagamento do Aviso Prévio, das Férias e do 13º Salário. Já
os encargos tributários são diferenciados e possuem obrigações
de recolhimento diversas entre as três esferas governamentais. Para
as micro e pequenas empresas, o SIMPLES, recolhimento simplificado dos
tributos federais, confere um tratamento diferenciado em termos de alíquota
e concentra em um único pagamento o recolhimento dos tributos devidos.
Com a reforma tributária ora em curso, o SIMPLES deverá
ser estendido a todos os estados da federação. Uma marca é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços de outros análogos, de procedência diversa, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas. Já uma patente é um título de propriedade temporário outorgado pelo Estado, por força de lei, ao inventor/autor ou pessoas cujos direitos derivem dele. Assim, podem executar terceiros de atos relativos à matéria protegida, tais como fabricação, comercialização, importação, uso, venda, etc., sem sua prévia autorização. Em muitos negócios, o registro de marcas e patentes é fundamental para assegurar uma vantagem competitiva ao empreendimento e, até mesmo, sua viabilidade. |
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