Sistema socialista ou economia centralizada ou, ainda, economia planificada - é aquela que resolve os problemas econômicos por meio de um órgão central de planejamento e não pelo mercado. A propriedade dos recursos produtivos é do Estado, ou seja, são de propriedade pública; apenas os meios de sobrevivência pertencem aos indivíduos, tais como: roupas, carros, televisor etc.

Em tal sistema, os preços representam apenas dados contábeis, ou seja, escriturados contabilmente, pois as empresas têm quotas físicas de matéria-prima e não fazem nenhum desembolso monetário, apenas registram o valor da aquisição como custo de produção. No caso dos bens essenciais, o governo subsidia fortemente e taxa os bens considerados supérfluos.

Com base nos países comunistas, pelo menos até a ocorrência das grandes mudanças, a partir da década de 80, observa-se que o sistema planificado oferece maior eficiência na distribuição de renda e no atendimento das necessidades básicas da população. Também priorizam os chamados bens de produção.



Copyright © 2010 AIEC.