Pode observar-se que o conjunto de alternativas de produção não é fixo, porque os fatores de produção utilizados na produção de canhões estão mais bem adaptados para ela.

Caso seja necessário dispor de alguns recursos para a produção de manteiga - por exemplo, do ponto A para B, em que é possível obter o acréscimo de 40 milhões de toneladas de manteiga, são necessários 10 milhões de canhões; já do ponto B para C, para o acréscimo de 30 milhões de toneladas de manteiga, tem-se de dispor de 20 milhões de canhões, proporcionalmente mais.

Isso significa variar positivamente um fator; mantendo-se o outro constante, a ampliação da produção não ocorrerá na mesma intensidade.

Tal situação se deve ao fato de que quanto mais se aumentar a produção de manteiga, mais aumentam as dificuldades, pois se há de lançar mão de recursos cada vez menos adequados à nova finalidade: produção de manteiga.

A transferência vai ficando cada vez mais difícil e onerosa, e o grau de sacrifício aumenta. Por isso, a curva de possibilidade de produção é côncava. Portanto, acréscimos de unidades sucessivas de qualquer insumo aumentam a produção em proporções cada vez menores, se forem mantidos os demais insumos constantes. Esse é um exemplo do princípio geral dos retornos decrescentes e dos custos crescentes.



Copyright © 2010 AIEC.