Existem mapas que se concentram sobre os detalhes do relevo ou da divisão política de determinado território. Os detalhes do relevo, por exemplo, são úteis não para encontrar a estrada que melhor nos conduz de um ponto a outro, mas para escolher o percurso por onde deverá passar uma nova estrada.

Nesse caso, o grau de detalhe é muito mais importante e as cartas que servem de base ao desenho de estradas são feitas a uma escala muito maior do que os mapas das estradas.

Um bom modelo possui as seguintes características:

O exame dos dados discutidos é apresentado sob a forma de variáveis que podem ser chamadas de endógenas, quando determinadas por forças intrínsecas ao modelo analisado; e de variáveis exógenas, quando determinadas por fatores não discutidos nesse modelo particular.

Em geral, as variáveis isoladamente não interessam aos economistas, mas sim as conexões que possam existir entre elas. Isso para verificar algo que pareça ser uma relação sistemática entre variáveis, a fim de, por meio de testes estatísticos, medir e testar correlações.



Copyright © 2010 AIEC.