Com base no princípio do equilíbrio, os modelos dividem-se em dois tipos: geral e parcial.

Um modelo que pretende captar a totalidade dos efeitos e que se denomina de equilíbrio geral. A dificuldade dos modelos desse tipo é que, dada a sua abrangência, não podem tratar os detalhes. Assim, normalmente, partem da hipótese de que:

  • todas as empresas são idênticas;
  • a forma como a concorrência se exerce nos diferentes mercados é semelhante;
  • os clientes têm, todos, os mesmos gostos.

 

Em contraste, os modelos de equilíbrio parcial abstraem o fato de cada mercado estar integrado na economia do país ou região.
Fazendo isso - e preocupando-se apenas com as consequencias imediatas de cada decisão -, é possível prestar muito mais atenção ao detalhe específico do mercado em análise, levando-se em conta:

  • a heterogeneidade entre os clientes desse mercado;
  • o número de empresas no mercado, suas semelhanças e diferenças;
  • as estruturas internas das empresas e
  • as diferenças entre as formas de gestão.

As questões típicas, que se apresentam na análise de equilíbrio parcial do aparecimento de uma nova tecnologia, são:



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