|
4 - As decisões empresariais Essa breve descrição do mercado dos telefones móveis ilustra esse grande número das questões relevantes para a tomada da decisão na empresa e também ilustra os diversos tópicos a serem abordados ao longo do desenvolvimento desta disciplina. Ela discute a questão das fronteiras do mercado; como o número de consumidores e as quantidades que eles compram variam com o preço; e a forma como os mercados evoluem ao longo do tempo. Porém, mais importante é serem analisadas as formas como o conhecimento dos elementos mencionados pode ser usado para subsidiar a tomada de melhores decisões nas empresas. Como escolher o melhor preço a praticar? O mercado dos telefones móveis é fértil em exemplos de casos em que diferentes preços são cobrados a clientes diferentes. Em que condições é mais rentável para uma empresa adotar esse tipo de estratégia? Quais as dificuldades associadas à sua implementação? A organização
das redes de comercialização de telefones celulares mostra
que, por vezes, as empresas levam a cabo, internamente, tarefas que também
entregam a empresas externas. Quais são as atividades a serem mantidas
dentro da empresa e as que devem ser organizadas com recurso do mercado?
Quais são os elementos importantes nessa escolha? Em que circunstâncias
as duas formas de organização coexistem? |
Copyright © 2010 AIEC.
|