A razão de basear o exame das decisões empresariais na teoria econômica reside no fato de se procurar não uma explicação para o sucesso desta ou daquela empresa, mas o referencial consistente, que identifique as relações causais entre decisões e resultados e permita prever em que circunstâncias uma decisão produz determinados resultados.

Ou seja:

Isso não quer dizer que se considere a experiência prática irrelevante ou secundária na gestão das empresas. A experiência é elemento importante em muitas profissões; a gestão de empresas não é exceção. Porém, se, na medicina, a prática clínica não é substituto para o conhecimento de Anatomia, Fisiologia, Química e Biologia, na gestão das empresas, a experiência empresarial não supre o conhecimento sistematizado da realidade empresarial.

Esse conhecimento é proporcionado pelas diversas ciências que lidam com as questões empresariais, entre elas, a Economia. O desenvolvimento do conteúdo dessa disciplina é, pois, essencialmente prático: trata de teoria econômica, para a qual “não há nada tão prático como a boa teoria'‘.



Copyright © 2010 AIEC.