Unidade 1 Módulo 1
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Módulo 01 – Conceitos Básicos
1 - Conceitos econômicos básicos

Economia é o estudo de como as pessoas, empresas, governos e outras organizações sociais decidem empregar recursos produtivos escassos, que poderiam ter aplicações alternativas para a produção de bens e serviços e distribuí-las para consumo, agora e no futuro, entre os diversos agentes e grupos da sociedade.

Trata-se de uma ciência social que objetiva atender às necessidades humanas.

A economia busca responder a uma série de perguntas específicas. Por exemplo:



Recursos Produtivos (ou Fatores de Produção) representam todos os bens e serviços transformáveis em produção. Ex.: Trabalho, capacidade empresarial, terras e reservas naturais, capitais e tecnologia.



Produção é a transformação dos fatores adquiridos pela empresa em produtos para venda no mercado.



Bens e serviços representam algo capaz de satisfazer às necessidades.



Consumo é a atividade exercida pelos indivíduos para satisfazer às suas necessidades, por meio da utilização de bens e serviços.



Necessidades humanas representam uma sensação de falta, podendo representar o contínuo desejo de elevação do padrão de vida (necessidade social de melhoria de status), o acompanhamento da evolução tecnológica (necessidades: computador, freezer, cd, vídeo etc.). Nenhum país, mesmo os mais ricos, são autossuficientes em termos de disponibilidade de recursos produtivos, para satisfazer todas as necessidades da população.



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Módulo 01 – Conceitos Básicos
O problema econômico tem origem nas necessidades ilimitadas do homem que variam no tempo e no espaço e nas limitações dos recursos existentes para a satisfação delas.

Se não houvesse a escassez de recursos, ou melhor, se todos os bens fossem abundantes (bens livres), provavelmente não haveria necessidade de se estudar Economia.

A natureza, no seu estado mais puro, não está mais apta a satisfazer as necessidades humanas. O crescimento da população renova as carências básicas e o desejo de elevação do padrão de vida, de melhoria de status e de evolução tecnológica.

Por isso, o homem se apropria da natureza e a transforma; nesse sentido, produz riqueza.

O diagrama resume o que foi exposto:




Riqueza é tudo aquilo que resulta da transformação, pelo homem, para satisfazer as necessidades humanas e se encontra à disposição da sociedade, de forma limitada.



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Nesse sentido, em todas as sociedades e, independente de como se organizem, torna-se necessário fazer escolhas - e tais escolhas determinam a forma como a sociedade utiliza seus recursos.

Constantemente, cada um de nós está fazendo escolhas, dada a limitação de renda, que não permite fazer tudo o que se deseja. Gastar mais com aluguel significa menos dinheiro para roupas e entretenimento.

Poder-se-ia pensar que pessoas imensamente ricas não teriam problemas de escassez; mesmo assim, o tempo para elas também representa um recurso: deverão escolher a cada dia, hora ou minuto como gastarão suas riquezas para melhor satisfazer às suas necessidades. O mesmo ocorre com empresas e governos.

Baseado no que foi apresentado sobre a escassez de recursos, pode concluir-se que, tratando-se de bens econômicos, nada é de graça e ter mais de alguma coisa representa abrir mão de outra.

A escolha entre bens econômicos tem caráter subjetivo, difere de consumidor para consumidor individualmente e se dá por meio da utilidade que o bem oferece.

Aqueles bens que existem em quantidades superiores às necessidades humanas são considerados bens livres e estão fora do controle da economia, ex: o ar.

Somente os bens escassos ou disponíveis em quantidades limitadas são designados como bens econômicos.

Bens e serviços só podem estar disponíveis por meio de um processo exigente de esforços e sacrifícios definidos por atividades econômicas.



Bens Econômicos representam todas as coisas escassas em relação à quantidade de necessidades a que se pode atender.



Consumidor é a unidade de consumo ou de gasto, representada por um indivíduo ou por uma família que possui um único orçamento e tem perfeitas condições de decidir como utilizá-lo.



Utilidade é o grau de adequação (satisfação) de um bem ou serviço a uma necessidade sentida. Portanto, sem a necessidade, não se exterioriza a utilidade.



Atividades Econômicas referem-se ao conjunto de esforços realizados pelos seres humanos, para produzir bens e serviços capazes de satisfazer às suas necessidades.



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2 - Sistemas econômicos

A forma como as sociedades se organizam - do ponto de vista econômico, político, social e da inter-relação e mútua dependência do conjunto desses elementos - define a organização econômica ou sistemas econômicos possíveis de serem classificados de duas formas principais: capitalista e socialista.

Sistema capitalista ou economia de mercado: conjunto de regras que atuam nas forças de mercado, predominando a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção, com a divisão do trabalho e a utilização da moeda.


Nos mercados capitalistas, os preços determinam o interesse dos produtores em realizar a produção - quando abaixo do custo, eliminam o incentivo; ao contrário, encorajam a produção - e determinam os níveis de consumo - preços altos desencorajam o consumo e baixos estimulam formando um sistema de preços.


Além de equilibrar a produção e o consumo, os preços também ajudam na melhor alocação dos recursos produtivos e controlam, em boa parte, as rendas individuais.


Pode-se então concluir que, em uma economia de mercado, o sistema de preços constitui o mecanismo diretor, atuando de maneira automática na orientação do julgamento dos agentes econômicos.



Mercado é o espaço geoeconômico (sem delimitação de contornos). Nele, ofertantes e compradores de um produto ou grupo de produtos – tanto quanto prestadores e usuários de um serviço ou grupo de serviços - estabelecem as condições de compra e venda ou da prestação de serviços e efetivam negociações resultantes de contratos e preço.



Sistema de Preços constitui o conjunto de todos os preços inter-relacionados, tanto de produtos acabados, como de fatores de produção e serviços dos mercados.



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Sistema socialista ou economia centralizada ou, ainda, economia planificada - é aquela que resolve os problemas econômicos por meio de um órgão central de planejamento e não pelo mercado. A propriedade dos recursos produtivos é do Estado, ou seja, são de propriedade pública; apenas os meios de sobrevivência pertencem aos indivíduos, tais como: roupas, carros, televisor etc.

Em tal sistema, os preços representam apenas dados contábeis, ou seja, escriturados contabilmente, pois as empresas têm quotas físicas de matéria-prima e não fazem nenhum desembolso monetário, apenas registram o valor da aquisição como custo de produção. No caso dos bens essenciais, o governo subsidia fortemente e taxa os bens considerados supérfluos.

Com base nos países comunistas, pelo menos até a ocorrência das grandes mudanças, a partir da década de 80, observa-se que o sistema planificado oferece maior eficiência na distribuição de renda e no atendimento das necessidades básicas da população. Também priorizam os chamados bens de produção.



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Nas economias de mercado, observa-se maior eficiência na alocação de recursos favorecendo menor interferência do governo nas decisões de produção e permitindo que o mercado estabeleça as prioridades da sociedade; isso gera grande ênfase na produção de bens de consumo.

Do final do século XVIII, com a revolução industrial, ao final do século XX, predominava o sistema de mercado no qual elementos de controle governamental praticamente inexistiam.

Modernamente, com a força dos sindicatos e dos monopólios e oligopólios, associada a outros fatores, tais como: especulação financeira, aumento do comércio internacional, crises econômicas etc., qualquer sistema capitalista não constitui economia pura de preços, mas economia mista.

A necessidade de atuação mais ativa do setor público, por meio do Estado nos rumos da atividade econômica, com a correção das imperfeições da concorrência, se justifica com o objetivo de eliminar as distorções na alocação dos recursos e distribuição, a fim de promover a melhoria do padrão de vida da coletividade. É função dos governos promoverem o bem-estar da população, por meio da produção de bens e serviços públicos, como: saúde, educação, segurança, justiça.



Monopólio:
estrutura de mercado com uma única empresa vendendo um produto sem substitutos próximos.



Oligopólio:
estrutura em que um pequeno número de firmas dominam o mercado, controlando a oferta de um produto.



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O setor público direciona seus investimentos para as áreas de justiça, de segurança, de desenvolvimento econômico, de educação, de saúde e de saneamento etc. Mas o retorno é, em geral, de prazo mais longo; busca melhorar o nível de bem-estar social, enquanto o setor privado orienta seus investimentos para empreendimentos cujo objetivo básico é a geração de lucro.

Para entender-se melhor o funcionamento do sistema econômico, é de supor-se uma economia de mercado que não tenha interferência do governo e nem transações com o exterior (economia fechada). Será, portanto, uma economia de dois setores, em que os agentes econômicos são as famílias (unidades familiares) e as empresas (unidades produtoras).

As famílias são proprietárias dos fatores de produção e fornecem as unidades de produção por meio do mercado de fatores de produção. As empresas, pela combinação dos fatores de produção, produzem bens e serviços e os fornecem às famílias, por meio do mercado de bens e serviços.

Os fluxos de tal sistema são viabilizados diante da complexidade das trocas, pela presença da moeda que é utilizada para remunerar os fatores de produção e para o pagamento dos bens e serviços. Esse movimento é conhecido por fluxo monetário da economia ou fluxo nominal. Paralelamente a ele, há o fluxo real (de bens, serviços e fatores de produção), conforme o esquema a seguir:




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Os bens e serviços representam algo capaz de satisfazer às necessidades e são classificados em quatro categorias quanto à sua utilização.

Os fatores de produção representam todos os bens e serviços transformáveis na produção. São geralmente divididos em: recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), recursos naturais (terras e reservas naturais), capitais (bens materiais que auxiliam no desenvolvimento do processo de produção) e tecnologia.

O trabalho representa a mão de obra disponível para o processo produtivo. A capacidade empresarial compreende a aglutinação de todos os fatores de produção, sob a orientação do empreendedor que conjugar os demais fatores. Quanto mais eficaz e duradoura forem suas ações de planejamento, organização, produção, comercialização, administração do fator humano, material e finanças, entre outras, melhor serão os resultados do processo produtivo.



Bens de consumo são destinados diretamente ao atendimento das necessidades humanas. São subdivididos em duráveis, quando resistem a mais de um processo de atendimento das necessidades (geladeiras, fogões, televisores etc.) e não duráveis, quando se exaurem no primeiro atendimento da necessidade (guardanapo de papel, palito de fósforo, produtos de limpeza, alimentos etc.)
.



Bens de produção ou de capital são destinados à fabricação de outros bens, que ampliam a capacidade produtiva e contribuem para melhorar a capacidade produtiva da mão de obra e não se desgastam totalmente no processo produtivo (máquinas, equipamentos e instalações)
.



Bens intermediários são transformados ou agregados na produção de bens e serviços, compõem as demais categorias e não são consumidos totalmente no processo produtivo (insumos, matérias-primas e componentes)
.



Bens públicos são os não individualizados no uso (segurança, saúde, educação etc.)
.



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Os recursos naturais abrangem todas as ofertas da natureza que possam ser utilizadas no processo produtivo. Transformados ou in natura, esses recursos compreendem a base do sistema sobre o qual se assentará o capital.

Os recursos de capital compreendem a infraestrutura produtiva (edifícios e instalações), as máquinas, as ferramentas etc., destinados a aumentar a eficiência do trabalho. Quanto maior a disponibilidade de capital numa economia, maior será a possibilidade de geração de novas riquezas. A formação do capital é resultado direto da própria acumulação de riqueza que é, por sua vez, destinada à obtenção de novas riquezas.

A tecnologia representa o estudo das técnicas. Todo trabalho desenvolvido precisa ser executado de maneira tecnicamente correta.

Atualmente, a tecnologia de produto - inovação que leva à obtenção de produto novo - e a tecnologia de processos - inovação no processo de produção que reduz a quantidade de operações e o tempo de obtenção do produto, racionalizando o uso de matérias-primas, exercem grande impacto na economia e são importantes diferenciais no plano da competitividade entre as organizações e as nações.

Todas as unidades produtivas que compõem o sistema econômico estão agrupadas em três grandes segmentos, sendo:

  1. Setor Primário: compreende as atividades ligadas à exploração dos recursos da natureza: agricultura, pecuária, pesca, silvicultura e mineração;
  2. Setor Secundário: compreende as atividades de transformação e beneficiamento de diferentes matérias-primas, ou seja, todas as atividades industriais;
  3. Setor Terciário: refere-se ao comércio e todas as atividades de prestação de serviços: hotéis, bancos, transportes etc.

A cada fator de produção corresponde uma remuneração, a saber:



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3 - Problemas econômicos fundamentais

Todas as sociedades, qualquer que seja seu tipo de organização econômica ou regime político, são obrigadas a fazer opções ou escolhas tidas como problemas econômicos fundamentais:

O que e quanto produzir? Dada a escassez, a sociedade terá de escolher, dentre o leque de possibilidades de produção, quais produtos deverão ser produzidos e as respectivas quantidades que deverão ser fabricadas. Num exemplo clássico: serão produzidos mais canhões ou mais manteiga?

Como produzir? A sociedade terá de escolher ainda quais recursos de produção utilizará na produção de bens e serviços, dado o nível tecnológico existente. Trata-se de uma questão de eficiência produtiva: quais os métodos de produção serão utilizados e quais exigem maior soma de capitais? Ou quais empregam mais mão de obra?



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Isso irá depender da disponibilidade de recursos de cada sociedade, da tecnologia e da concorrência entre os vários produtores que farão com que sejam escolhidos os métodos mais eficientes ou que tiverem o menor custo de produção possível. As invenções, as pesquisas, as descobertas científicas, o aperfeiçoamento dos métodos de produção podem por vezes definir como produzir; portanto, a melhoria das possibilidades tecnológicas, deve aumentar a eficiência produtiva, melhor satisfazendo às necessidades da coletividade.

Para quem produzir? A sociedade também terá de decidir como os seus membros participarão da distribuição dos resultados de sua produção, envolvendo dois problemas de grande importância: o acesso aos consumidores à produção disponível e a influência da distribuição de renda no nível de bem-estar. Quais os setores serão beneficiados: trabalhadores, capitalistas ou proprietários de terras? A agricultura ou a indústria? Mercado interno ou externo? Região sul ou norte?

O diagrama resume o que foi exposto:



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Módulo 01 – Conceitos Básicos

4 - Curva de Possibilidade de Produção e Custo de Oportunidade

As empresas e a sociedade como um todo se deparam com restrições. Portanto, devem escolher dentro de um conjunto de oportunidades limitadas. A quantidade de bens que uma empresa ou uma sociedade deve produzir, dada a quantidade disponível de terra, capital, trabalho e outros insumos, é conhecida como suas possibilidades de produção. A representação gráfica dessa produção potencial ou produto de pleno emprego, em que todos os recursos disponíveis estão empregados, é conhecida como curva ou fronteira de possibilidade de produção, também chamada de curva de transformação.

Trata-se de conceito eminentemente teórico, que permite ilustrar como a questão da escassez impõe a empresas ou sociedades restrições devido à limitação dos recursos disponíveis. Isso faz com que seja necessário optar entre as alternativas de produção.

Suponha-se uma sociedade em que toda a produção econômica é dividida em despesas militares e despesas civis. Com o objetivo de simplificar as duas categorias de despesas, representam-se as despesas militares com “canhões” e as despesas civis com “manteiga”, em que as alternativas de produção são as seguintes:

Na alternativa A, todos os fatores de produção seriam alocados para a produção de canhões; na opção E seriam alocados somente para a produção de manteiga. Ambos os pontos representam opções extremas. As alternativas intermediárias (B, C e D) mostram como os fatores seriam distribuídos entre a produção de um e de outro bem.



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Módulo 01 – Conceitos Básicos

Ao colocarem-se as alternativas de produção num diagrama e unindo os pontos, resulta na curva de possibilidade de produção.

A curva de possibilidade de produção representada pela união dos pontos A, B, C, D e E indica o limite máximo de produção, com os recursos de que a sociedade dispõe em dado momento.

Qualquer ponto sobre a curva quer dizer que a economia está utilizando toda a sua capacidade de produção, ou seja, está operando no pleno emprego. Quaisquer pontos abaixo da curva (como Y) representam situações nas quais a economia não está empregando todos os recursos de que dispõe, ou seja, está operando com capacidade ociosa, com fatores de produção subutilizados ou com desemprego. Pontos além da curva representam limitações e impossibilidades de produção, tendo em vista que os fatores de produção e a tecnologia de que a economia dispõe são insuficientes para se obterem as quantidades de bens ou serviços desejados.



Tela 14
Módulo 01 – Conceitos Básicos
Pode observar-se que o conjunto de alternativas de produção não é fixo, porque os fatores de produção utilizados na produção de canhões estão mais bem adaptados para ela.

Caso seja necessário dispor de alguns recursos para a produção de manteiga - por exemplo, do ponto A para B, em que é possível obter o acréscimo de 40 milhões de toneladas de manteiga, são necessários 10 milhões de canhões; já do ponto B para C, para o acréscimo de 30 milhões de toneladas de manteiga, tem-se de dispor de 20 milhões de canhões, proporcionalmente mais.

Isso significa variar positivamente um fator; mantendo-se o outro constante, a ampliação da produção não ocorrerá na mesma intensidade.

Tal situação se deve ao fato de que quanto mais se aumentar a produção de manteiga, mais aumentam as dificuldades, pois se há de lançar mão de recursos cada vez menos adequados à nova finalidade: produção de manteiga.

A transferência vai ficando cada vez mais difícil e onerosa, e o grau de sacrifício aumenta. Por isso, a curva de possibilidade de produção é côncava. Portanto, acréscimos de unidades sucessivas de qualquer insumo aumentam a produção em proporções cada vez menores, se forem mantidos os demais insumos constantes. Esse é um exemplo do princípio geral dos retornos decrescentes e dos custos crescentes.



Tela 15
Módulo 01 – Conceitos Básicos
Outro ponto relevante a ser observado é que, sobre a curva de possibilidade de produção, é necessário sacrificar a produção de um bem para que se possa aumentar a produção do outro; o custo da produção alternativa sacrificado é chamado de custo de oportunidade ou, ainda, custo alternativo ou custo implícito.

O custo de oportunidade é conceito fundamental da teoria econômica. Ele representa a medida correta de tudo o que fazemos. Para avaliar-se corretamente o custo de oportunidade, é necessário pensar-se no que se poderia deixar de fazer caso se fosse fazer algo; portanto, a medida formal do custo de oportunidade é dada pelo melhor uso alternativo de qualquer recurso, quando se resolvesse utilizá-lo.



O custo de oportunidade representa o grau de sacrifício que leva a optar-se pela produção de um bem, em termos da produção.



Tela 16
Módulo 01 – Conceitos Básicos
Muitas empresas ainda ignoram o conceito econômico e a importância do custo de oportunidade, por exemplo, quando registram os juros pagos como custo. Entretanto, quando se referem aos recursos próprios, não apenas financeiros - sob a forma de juros que poderiam estar sendo recebidos: mais terras, edificações, equipamentos etc. -, ignoram o valor potencial de alugar ou mesmo vender esses ativos como um custo da realização de negócios. É um erro. Utilizando o custo de oportunidade de todos os seus ativos, as firmas podem alocar seus recursos para uso mais lucrativo. Não fazer isso, representa desperdício de recursos.

A curva de possibilidade de produção é conceito estático, pois representa um dado momento do tempo. Caso ocorra aumento da disponibilidade de recursos, ou ainda, melhor aproveitamento dos recursos já existentes (avanço tecnológico), maior eficiência produtiva e organizacional e/ou melhoria no grau de qualificação da mão de obra, a curva desloca-se para a direita e para cima, permitindo que a economia obtenha maiores quantidades de ambos os bens.




Tela 17
Módulo 01 – Conceitos Básicos
Resumo

O estudo econômico advém da necessidade de oferecer parâmetros científicos para resolver o problema da escassez; ou seja, atender às necessidades humanas ilimitadas com recursos limitados.

Da apropriação e transformação desses recursos escassos, por meio de atividades econômicas, são gerados os bens e serviços econômicos.
Bens e serviços econômicos sempre terão um valor, geralmente expresso em moeda, de forma que a escolha por algo a mais sempre representará abrir mão de outra coisa.

A medida formal do melhor uso alternativo de qualquer recurso quando decidimos utilizá-loé dada pelo custo de oportunidade.

Bens e serviços econômicos transformáveis em produção são chamados fatores de produção sendo divididos e remunerados por: trabalho = salários, capacidade empresarial = lucros, terras e reservas naturais = aluguéis, capital = juros, tecnologia e royalties.

O processo de escolha é subjetivo e pessoal e se dá por meio da utilidade, atribuída ao bem ou serviço pelo consumidor.

A forma como a sociedade se organiza inter-relacionando o conjunto desses elementos, política e socialmente, define o sistema econômico.

Os sistemas econômicos buscam resolver os problemas fundamentais de economia: O que produzir? Quanto produzir? Como produzir? Para quem produzir?

Os sistemas econômicos são classificados em dois: capitalista, que busca equilibrar a produção, consumo e alocação dos recursos por meio do mercado e dos preços; e socialista que resolve os problemas econômicos fundamentais por meio de um órgão central de planejamento, e não pelo mercado.

As quantidades totais de bens e serviços que uma sociedade pode produzir, dadas as restrições de fatores de produção e outros insumos disponíveis, representa a possibilidade de produção dessa economia.

A representação gráfica da produção de pleno emprego ou potencial é conhecida como curva ou fronteira de possibilidade de produção, ou ainda, curva de transformação.



Unidade 1 Módulo 2
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Módulo 02 – Explorando a Ciência Econômica
1 - A Ciência Econômica

Estudar economia, do ponto de vista científico, é o mesmo que explorar, de forma sistemática, o problema da escolha. Essa sistematização envolve a formulação de teorias, o exame de dados e a elaboração de modelos.

Como toda teoria, a econômica deve respeitar alguns critérios para que seja aceita pela comunidade científica e ser composta de variáveis que ajudem a explicar e a prever fenômenos.

No desenvolvimento de suas teorias, os economistas utilizam, então, o recurso de modelos econômicos.



Modelo é a representação simplificada da realidade que se pretende analisar, que se concentra no essencial e ignora o acessório.



Teoria é o conjunto de pressuposições (ou hipóteses) e conclusões derivadas dessas hipóteses. São exercícios lógicos: se a hipótese está correta, então se segue o resultado previsto.



Variáveis representam qualquer valor que possa ser medido e alterado.



Tela 19
Módulo 02 – Explorando a Ciência Econômica
2 - A natureza dos modelos econômicos

Bom exemplo do que seja um modelo é dado pelo mapa. Os mapas são modelos do espaço geográfico que descrevem: o mundo, os continentes, um país ou uma povoação.

Obviamente, os mapas são representações simplificadas, que não contêm todos os detalhes do espaço a que se reportam. Para conterem todas as minúcias, os mapas teriam que ser feitos à escala de 1:1.

Não é fácil dizer o que deve ser mantido e o que pode ser eliminado no modelo. O que é útil numa situação, não o é em outra.

O modelo é uma construção mental simplificada.

Quando nos deslocamos de carro entre duas cidades, um mapa de estradas cumpre a função de ajudar-nos a encontrar o melhor caminho - se contiver as estradas com indicação de importância e estado de conservação, alguns pontos de referência, como o nome das povoações e pouco mais.

Muitos detalhes sobre a geografia ou clima só serviriam para tornar mais difícil a busca do melhor caminho entre os dois pontos.



Tela 20
Módulo 02 – Explorando a Ciência Econômica

Existem mapas que se concentram sobre os detalhes do relevo ou da divisão política de determinado território. Os detalhes do relevo, por exemplo, são úteis não para encontrar a estrada que melhor nos conduz de um ponto a outro, mas para escolher o percurso por onde deverá passar uma nova estrada.

Nesse caso, o grau de detalhe é muito mais importante e as cartas que servem de base ao desenho de estradas são feitas a uma escala muito maior do que os mapas das estradas.

Um bom modelo possui as seguintes características:

O exame dos dados discutidos é apresentado sob a forma de variáveis que podem ser chamadas de endógenas, quando determinadas por forças intrínsecas ao modelo analisado; e de variáveis exógenas, quando determinadas por fatores não discutidos nesse modelo particular.

Em geral, as variáveis isoladamente não interessam aos economistas, mas sim as conexões que possam existir entre elas. Isso para verificar algo que pareça ser uma relação sistemática entre variáveis, a fim de, por meio de testes estatísticos, medir e testar correlações.



Tela 21
Módulo 02 – Explorando a Ciência Econômica

O estudo sistemático da economia não apenas busca afirmação de que as variáveis estão correlacionadas, mas também se mudanças ocorridas em qualquer uma delas provocam obrigatoriamente mudanças nas demais.

Esse estudo demonstra a direção da causalidade buscando, dessa maneira, as possíveis relações de causa e efeito. Por exemplo, o aumento dos preços da gasolina, motivado pelo aumento do petróleo, gera aumento das vendas de carros com baixo consumo de combustível. Observe a figura:

A causa foi o aumento do preço da gasolina e o efeito, o aumento de venda dos carros econômicos, demonstrando a existência de correlação entre as variáveis.



Tela 22
Módulo 02 – Explorando a Ciência Econômica

A história do mercado dos telefones móveis é útil para ilustrar como diferentes modelos podem ser apropriados para a análise de diferentes aspectos da realidade. Por exemplo, para examinar se é melhor ter o pagamento por período de conversação ou assinatura mensal, pode ser útil abstrair o fato de os clientes terem diferenças entre si.

Porém, para verificar se a empresa deve ter um ou mais planos tarifários, não é possível ignorar as diferenças entre clientes. Para levar a análise desses dois fenômenos, pode ser útil abstrair o fato de cada empresa não estar sozinha no mercado.

No entanto, para estudar a resposta de uma empresa às alterações de preços das outras, não faz sentido ignorar a concorrência; mas pode ser dispensável incluir, no modelo, todos os detalhes sobre o sistema tarifário.

Na prática sabe-se que as empresas têm que dar respostas a alterações de preços das outras, quando cada uma delas tem estruturas tarifárias complexas; mas seria muito mais fácil perceber o que está em causa nas decisões, se for isolado um aspecto de cada vez, em vez de analisarem-se todos os aspectos simultaneamente.



Tela 23
Módulo 02 – Explorando a Ciência Econômica

3 - O âmbito da análise

Tudo o que acontece nos mercados tem consequências próximas e distantes.

  • O surgimento de nova tecnologia, em dado mercado, tem consequências diretas sobre esse mercado. À medida que alguma empresa começa a adotá-la, os seus custos reduzem-se e as vendas aumentam. Essas vendas adicionais podem ser conseguidas por meio de atração de clientes que não compravam anteriormente o produto ou à custa de clientes que adquiriam, anteriormente, das empresas rivais. Essas podem responder de forma vigorosa ou, pelo contrário, ignorar o fato. O movimento inicial e a resposta das outras empresas podem ter como consequência, maior ou menor, alteração dos preços e maior ou menor alteração das quotas de mercado das empresas.
  • A nova tecnologia também apresenta resultados menos imediatos no mercado. A expansão das vendas de uma empresa provoca mais compras às empresas fornecedoras, contratação de maior número de trabalhadores, aumento da massa salarial da empresa e, provavelmente, acréscimo dos lucros da empresa. Tais lucros podem ser reinvestidos ou distribuídos pelos donos da empresa. Em qualquer dos casos, tal como os salários, eles vão ser usados para comprar outros produtos. Para expandir a produção desses produtos, é também necessário contratar mais trabalhadores, comprar mais matérias-primas etc. Alternativamente, esses rendimentos adicionais podem ser poupados. No caso, serão depositados num banco que os irá emprestar ou aplicados em ações ou obrigações, voltando então a ser usado para a aquisição de novos bens e serviços.


Tela 24
Módulo 02 – Explorando a Ciência Econômica
  • A história não acaba aqui. Parte do aumento da produção e da riqueza gerada é recolhida pelo Estado, sob a forma de impostos sobre as transações e sobre o rendimento; mas o Estado também não fica com o dinheiro dos impostos para si: gasta, comprando novos bens e serviços. O efeito total da decisão inicial vai, pois, muito além do efeito inicial sobre os preços e as quantidades transacionadas no mercado.




Tela 25
Módulo 02 – Explorando a Ciência Econômica

Em economia, utilizam-se, com frequência, estruturas baseadas em dois princípios básicos, o da otimização e do equilíbrio, facilmente observados nas consequências apontadas no âmbito da análise.


O princípio da otimização, segundo o qual as empresas tentam sempre escolher o melhor padrão de consumo que estiver ao seu alcance.

Dessa maneira, os modelos levam em conta que os agentes buscam mudar para melhor e tendem a encontrar o equilíbrio que poderia ser definido como "o lugar para onde as coisas vão indo, mas que não são necessariamente os resultados que se deseja alcançar".


O princípio de equilíbrio, pelo qual haja garantia da aplicabilidade do equilíbrio de preços e consumo, até que o total de pessoas seja atendido, de igual forma, na demanda total ofertada.

Em síntese, os resultados obtidos por meio do equilíbrio não são necessariamente os resultados que as pessoas, muitas vezes, desejam alcançar, mas sim o ponto em que o preço representa - dentro das regras do mercado em questão - a opção que melhor atende às partes envolvidas.



Tela 26
Módulo 02 – Explorando a Ciência Econômica

Com base no princípio do equilíbrio, os modelos dividem-se em dois tipos: geral e parcial.

Um modelo que pretende captar a totalidade dos efeitos e que se denomina de equilíbrio geral. A dificuldade dos modelos desse tipo é que, dada a sua abrangência, não podem tratar os detalhes. Assim, normalmente, partem da hipótese de que:

  • todas as empresas são idênticas;
  • a forma como a concorrência se exerce nos diferentes mercados é semelhante;
  • os clientes têm, todos, os mesmos gostos.

 

Em contraste, os modelos de equilíbrio parcial abstraem o fato de cada mercado estar integrado na economia do país ou região.
Fazendo isso - e preocupando-se apenas com as consequencias imediatas de cada decisão -, é possível prestar muito mais atenção ao detalhe específico do mercado em análise, levando-se em conta:

  • a heterogeneidade entre os clientes desse mercado;
  • o número de empresas no mercado, suas semelhanças e diferenças;
  • as estruturas internas das empresas e
  • as diferenças entre as formas de gestão.

As questões típicas, que se apresentam na análise de equilíbrio parcial do aparecimento de uma nova tecnologia, são:



Tela 27
Módulo 02 – Explorando a Ciência Econômica

Microeconomia e macroeconomia - Outra distinção importante é a distinção entre modelos microeconômicos e modelos macroeconômicos.

A microeconomia considera as questões do tipo: por que o preço das chamadas feitas por celulares tem decrescido, ano após ano, e qual o efeito que isso tem na utilização dos telefones?

A macroeconomia analisa questões como: por que os conjuntos dos preços de um país crescem mais ou menos de ano para ano? Por que a inflação é maior ou menor e qual é o efeito dela sobre a produção agregada de um país ou sobre as despesas de consumo agregado das famílias desse país?

A diferença entre a perspectiva da macroeconomia e a da microeconomia assemelha-se às diferenças existentes entre um planisfério e a planta de uma cidade. Só o planisfério permite saber qual o nosso lugar no mundo, mas só a planta permite conhecer os detalhes da malha urbana e saber quais ruas devemos percorrer no dia a dia, para nos deslocarmos de um ponto da cidade para outro.



Tela 28
Módulo 02 – Explorando a Ciência Econômica

A Economia da Empresa, estando diretamente preocupada com as decisões que as empresas tomam e com as consequências dessas decisões para a própria empresa, adota claramente uma perspectiva microeconômica e uma perspectiva de equilíbrio parcial. É essa abordagem que se está considerando. O esquema a seguir ilustra os modelos econômicos dessa teoria, com o resumo de cada um.



Modelo econômico é uma representação simplificada da realidade que se pretende analisar e que se concentra no que nela é essencial, ignorando o acessório. As teorias econômicas são elaboradas com o recurso de modelos econômicos.



O modelo de equilíbrio geral considera a hipótese de que todas as empresas são idênticas e que a forma, como a concorrência, é exercida nos diferentes mercados, de maneira semelhante e que os clientes têm, todos, os mesmos gostos.



O modelo econômico parcial considera os mercados individualmente e o relacionamento entre consumidor e empresa, sem se preocupar com a interdependência com outros mercados.



Modelo macroeconômico é o padrão que olha para os efeitos de uma dada alteração sobre a evolução do conjunto dos preços – a inflação; e sobre a evolução da produção agregada – o produto nacional.



Modelo microeconômico é o que se preocupa com as decisões dos agentes econômicos, individualmente considerados, e com os efeitos sobre cada mercado em particular.



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Módulo 02 – Explorando a Ciência Econômica

A Economia descreve o comportamento das empresas e dos agentes econômicos em geral. Frequentemente, economistas são chamados a fazer análises sobre as políticas econômicas, inclusive adotando prescrições sobre o que fazer em determinadas circunstâncias; por vezes, discordam em muitos assuntos. Isto se deve ao fato de observarem o funcionamento do mundo de forma diferente. Dessa maneira, diferem em seus valores, em como avaliam as consequências e descrevem, de modo diverso, as previsões. Essas declarações que usualmente ouvimos nos noticiários são argumentos normativos (economia normativa. Ex.: “o crescimento é bom”; “o crescimento é ruim”).

Quando os economistas descrevem economia e constroem modelos que preveem como realmente a economia mudará e quais os impactos das políticas aplicadas, utilizando-se de conhecimentos objetivos e respeitando todos os cânones científicos, dizemos que são argumentos positivos (economia positiva). Ex.: “o crescimento cria poluição” ou “o crescimento elimina a poluição”.

Assim, pode-se afirmar que a análise econômica é dividida em normativa e positiva.

Em economia, é importante separar os argumentos positivos dos normativos. É comum expressarmos juízo de valor no que acreditamos; porém, lamentavelmente, raras vezes é possível moldar a realidade como gostaríamos.

Cabe ressaltar que a economia normativa se utiliza da economia positiva, tendo em vista que a boa economia normativa deve explicar precisamente quais os valores ou objetivos que incorpora. Portanto, apesar de os economistas discordarem profundamente, na verdade, concordam mais do que discordam.



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A perspectiva da Economia de Empresa é fundamentalmente saber quais decisões devem ser tomadas pelas empresas. Ainda assim, é útil saber por que o Estado intervém, nomeadamente, criando restrições às atividades empresariais, o que se verá mais adiante.

É importante conhecer as restrições ao uso de modelos na decisão empresarial e que são as seguintes:

Um caso da vida empresarial



Uma das críticas mais frequentes à utilização de modelos econômicos para a análise das decisões empresariais é a de que a realidade, na qual os gestores têm que tomar decisões, nunca é como os modelos descrevem.



As decisões são complexas, pois obrigam os gestores ao processamento de informação muito diversificada; contemplam inúmeros aspectos da realidade que, por isso mesmo, não podem ser captados em modelos simples. Cada decisão empresarial é única. As circunstâncias nunca se repetem e se um modelo pode servir para explicar satisfatoriamente uma decisão concreta não será por isso útil noutras circunstâncias.



Os gestores não usam modelos e questionam, por vezes, a utilidade dos modelos baseados na frequência do seu uso, na tomada de decisão na vida real. O argumento pode ser expresso assim: muitos dos gestores nunca estudaram Economia e, no entanto, fazem longas carreiras à frente das suas empresas, tomando decisões que, em muitos casos, levam as suas organizações ao sucesso.



A prática é decisiva para tomar decisões. Uma versão do argumento anterior consiste em contrapor os conhecimentos decorrentes da experiência prática ao conhecimento dos modelos teóricos da Economia. Mais do que o conhecimento teórico, é a experiência prática relevante para a tomada de decisão empresarial.



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Quando se está em algum lugar - e quase todos têm um telefone celular -, dificilmente alguém se lembra de que, no início da última década do segundo milênio, o celular era objeto praticamente desconhecido, pesava quilos e custava muito caro.

Muita coisa mudou no negócio dos telefones móveis, que não existiam antes de 1989. Apenas as empresas públicas do sistema Telebrás (Telebrasília, Telesp, Telegoiás...) forneciam esse serviço pela chamada Banda A, de exclusividade do governo federal. Por essa ocasião, as tarifas dos telefones móveis e fixos eram muito diferentes, mas razoavelmente semelhantes na sua estrutura. Existia uma taxa de instalação e, no caso dos telefones móveis, uma assinatura mensal e duas unidades monetárias da época por minuto de conversação para chamada diurna ou noturna.

Posteriormente, com a privatização do Sistema Telebrás e a entrada em cena das Bandas B, as concorrentes das atuais Bandas A, privatizadas pelo Governo, trouxeram alguma agitação ao mercado. Foram criados novos planos tarifários e os clientes passaram a ter opção entre assinaturas mais elevadas e preço por minuto de conversação mais baixo e assinaturas mais baixas e custo por minuto mais elevado.



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Globalmente, os preços das chamadas foram apresentando tendência clara para a descida. Ao mesmo tempo, o número de assinantes foi crescendo de forma substancial, porque os preços por minuto de cada plano foram caindo ou porque surgiram novos planos que permitiam realizar chamadas com encargos mensais cada vez menores.

Motivado pela redução de preço, um número crescente de pessoas foi adquirindo celulares e estabelecendo contratos com um dos dois operadores. Esse fato, por sua vez, tornou mais atrativa a posse de um celular.

Em virtude de as chamadas, dentro da mesma rede, serem significativamente mais baratas do que as chamadas entre redes, quanto maior for o número de telefones móveis de uma rede, mais atrativa se torna a aquisição de um celular ligado a ela.

Isso faz com que as empresas operadoras tenham investido fortemente na captação de clientes, nomeadamente vendendo os aparelhos a preço muito baixo, desde que o comprador se comprometa a usar o serviço durante determinado tempo. Entretanto, os preços continuaram a descer e as estruturas tarifárias a multiplicar-se, tendo a taxa de assinatura sido, por fim, eliminada.



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Será que existe realmente um mercado de comunicação por telefone móvel? Ou existe apenas um mercado das comunicações telefônicas? Quando da sua introdução, os telefones móveis eram mais parecidos com os fixos. Devido ao grande peso e ao volume, esses aparelhos eram basicamente telefones fixos que podiam ser instalados numa plataforma móvel, normalmente o carro. Porém, as ligações eram ruins, a cobertura do território deficiente e os preços dos aparelhos e das chamadas, muito superiores aos da rede fixa.

A utilização dada aos telefones fixos e móveis era normalmente muito diferente. Só as pessoas que supervalorizavam a possibilidade de efetuar e receber chamadas enquanto se deslocavam de carro de um lugar para outro compravam telefone móvel àquela altura. De fato, os dois tipos de telefone não eram, então, realmente substitutos.

Os preços das chamadas e dos aparelhos eram tão diferentes que ninguém pensava em trocar um aparelho fixo por um móvel. Gradualmente, a situação alterou-se: a diferença entre os preços reduziu-se e alguns clientes residenciais começaram a contemplar a hipótese de abandonar o telefone fixo para ficarem apenas com o móvel. Os dois mercados tornaram-se claramente mais próximos e é bem provável que se chegue a um ponto em que os dois passem a ser um só.



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4 - As decisões empresariais

Essa breve descrição do mercado dos telefones móveis ilustra esse grande número das questões relevantes para a tomada da decisão na empresa e também ilustra os diversos tópicos a serem abordados ao longo do desenvolvimento desta disciplina. Ela discute a questão das fronteiras do mercado; como o número de consumidores e as quantidades que eles compram variam com o preço; e a forma como os mercados evoluem ao longo do tempo.

Porém, mais importante é serem analisadas as formas como o conhecimento dos elementos mencionados pode ser usado para subsidiar a tomada de melhores decisões nas empresas. Como escolher o melhor preço a praticar? O mercado dos telefones móveis é fértil em exemplos de casos em que diferentes preços são cobrados a clientes diferentes. Em que condições é mais rentável para uma empresa adotar esse tipo de estratégia? Quais as dificuldades associadas à sua implementação?

A organização das redes de comercialização de telefones celulares mostra que, por vezes, as empresas levam a cabo, internamente, tarefas que também entregam a empresas externas. Quais são as atividades a serem mantidas dentro da empresa e as que devem ser organizadas com recurso do mercado? Quais são os elementos importantes nessa escolha? Em que circunstâncias as duas formas de organização coexistem?



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É geralmente aceito que, durante os primeiros tempos no mercado, o desempenho das antigas estatais superou largamente as empresas da Banda B. Uma das razões para tal diferença é também sugerida na história do mercado: as antigas estatais tiveram mais cedo a capacidade de criar mecanismos para motivar as pessoas que lá trabalhavam a agirem de acordo com os interesses da empresa.

Como estimular as pessoas a agirem de acordo com as preferências da empresa? Quais os fatores que pesam na escolha de um regime de compensações?

A história dos telefones móveis é, também, rica em episódios de entrada de novas empresas no mercado. Que estratégias as empresas instaladas no mercado podem adotar, para evitar a entrada das novas ou para minorar os efeitos negativos de tais entradas?

Que estratégias podem as empresas seguir para minimizar a ação agressiva das empresas instaladas?

Com a entrada da Banda B, ocorreu alteração muito significativa na estrutura do mercado, de consequências potencialmente importantes no desempenho das empresas.



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A partir desse momento, os resultados das organizações deixaram de depender apenas do resultado da interação entre empresa e clientes, mas passaram a depender, de forma crucial, da interação entre as instituições no mercado.

Quando um mercado tem mais que uma empresa, a forma como elas interagem passa a ser determinante para os resultados de cada qual.

A questão da concorrência entre empresas traz questões relevantes. Nem sempre o que é bom para uma empresa no mercado é mau para as restantes.

Em que circunstâncias são mais fáceis para as empresas tomarem decisões que beneficiem todos os concorrentes? Que estratégias cada empresa pode seguir para induzir as outras a adotarem comportamento mais amigável?



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5 - A Economia e a decisão na empresa

As questões levantadas anteriormente são, no fundo, as que muitos livros sobre gestão empresarial tentam dar resposta. Uma visão, que tem por vezes alguma popularidade, parte da verificação inquestionável de que cada decisão empresarial é única e as circunstâncias específicas que a envolvem nunca se repetirão.

O ideal para responder a situações novas, segundo essa visão, seria acumular o máximo de experiência empresarial, para, a partir dela, desenvolver percepção suficientemente apurada para responder a novas condições.

Em virtude de tal experiência alargada ser difícil de adquirir, não só porque leva muito tempo, uma forma de assimilar tais conhecimentos por via indireta seria pela observação das decisões que os gestores tomam na prática; em particular, nas empresas de sucesso.

O objetivo da abordagem é a identificação de casos de sucesso empresarial, para, pelo estudo desses casos, procederem a identificação das estratégias adotadas pelas empresas bem-sucedidas.



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Essa forma de abordar a questão negligencia o fato de que sempre que determinada estratégia leva a bons resultados em algumas empresas, existem outras instituições que ela conduz a resultados desastrosos. O fato de uma empresa de sucesso ter adotado determinada estratégia, que parece responsável pelo sucesso dela, não é garantia de que, aplicada noutra circunstância, venha a produzir resultados igualmente bons.

Por outro lado, o fato de existir certa proporção de sucesso entre as empresas que seguiram uma orientação, não é revelador da validade dessa estratégia. Para se ter noção do ganho efetivo produzido pela adoção de tal ou qual rumo, é necessário comparar a proporção de sucessos entre as empresas que o seguiram com a proporção de sucessos entre as empresas que não o adotaram. E, finalmente, o simples identificar de estratégias de sucesso não fornece ideia sobre os canais que ligam o caminho adotado aos resultados alcançados e sobre as relações causais existentes.

Se uma forma de agir não produz sempre resultados positivos, o conhecimento das relações causais e das ligações entre ela e o sucesso da empresa são cruciais para identificar as circunstâncias em que pode ser desejável e em quais ela poderá ter menor efeito.

A abordagem seguida no desenvolvimento dessa disciplina é diferente; é essencialmente prática, no sentido de que objetiva, em todos os pontos tratados, fornecer instrumentos para a tomada de decisão na empresa. É também prática, na medida em que os conceitos são ilustrados com exemplos da vida empresarial. Contudo, não se apoia em ideias do senso comum, nem é centrada no estudo de casos de sucesso.
Pelo contrário, a perspectiva adotada repousa na análise econômica.



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A razão de basear o exame das decisões empresariais na teoria econômica reside no fato de se procurar não uma explicação para o sucesso desta ou daquela empresa, mas o referencial consistente, que identifique as relações causais entre decisões e resultados e permita prever em que circunstâncias uma decisão produz determinados resultados.

Ou seja:

Isso não quer dizer que se considere a experiência prática irrelevante ou secundária na gestão das empresas. A experiência é elemento importante em muitas profissões; a gestão de empresas não é exceção. Porém, se, na medicina, a prática clínica não é substituto para o conhecimento de Anatomia, Fisiologia, Química e Biologia, na gestão das empresas, a experiência empresarial não supre o conhecimento sistematizado da realidade empresarial.

Esse conhecimento é proporcionado pelas diversas ciências que lidam com as questões empresariais, entre elas, a Economia. O desenvolvimento do conteúdo dessa disciplina é, pois, essencialmente prático: trata de teoria econômica, para a qual “não há nada tão prático como a boa teoria'‘.



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Resumo

O estudo econômico, de forma científica, pressupõe a sistematização do problema da escolha pela elaboração de modelos e teorias.

Os modelos são representações simplificadas da realidade, concentrando a análise no essencial e ignorando o acessório.

As teorias são conjuntos de pressuposições e conclusões derivadas de hipóteses, que respeitam critérios específicos para que sejam aceitas pela comunidade científica.

As teorias são compostas de variáveis que ajudam a explicar e a prever fenômenos. Quando descritas no modelo analisado, são chamadas de endógenas e quando determinadas por fatores externos ao modelo, exógenas.

Dois princípios norteiam as estruturas dos modelos econômicos: o da otimização e o de equilíbrio.

Quando o modelo pretende captar a totalidade dos efeitos, diz-se modelo de equilíbrio geral e quando se preocupa apenas com detalhes específicos da análise em questão, chama-se equilíbrio parcial.

A teoria econômica é dividida em microeconomia e macroeconomia.

Modelos microeconômicos preocupam-se com os comportamentos e as decisões individuais dos agentes econômicos, sobre cada mercado.

Modelos macroeconômicos analisam a economia como um todo, por meio de grandes agregados, buscando delinear a política econômica adequada. Tem enfoque conjuntural.

As previsões, decisões, análises de impacto, argumentações etc., baseadas na teoria econômica “pura”, ou seja, sem expressar juízo de valor, fazem parte da economia positiva.

Argumentações, previsões, decisões, análises de impacto etc., baseadas na interpretação, no juízo de valor do agente, fazem parte da economia normativa.