A história do mercado dos telefones móveis é útil para ilustrar como diferentes modelos podem ser apropriados para a análise de diferentes aspectos da realidade. Por exemplo, para examinar se é melhor ter o pagamento por período de conversação ou assinatura mensal, pode ser útil abstrair o fato de os clientes terem diferenças entre si.

Porém, para verificar se a empresa deve ter um ou mais planos tarifários, não é possível ignorar as diferenças entre clientes. Para levar a análise desses dois fenômenos, pode ser útil abstrair o fato de cada empresa não estar sozinha no mercado.

No entanto, para estudar a resposta de uma empresa às alterações de preços das outras, não faz sentido ignorar a concorrência; mas pode ser dispensável incluir, no modelo, todos os detalhes sobre o sistema tarifário.

Na prática sabe-se que as empresas têm que dar respostas a alterações de preços das outras, quando cada uma delas tem estruturas tarifárias complexas; mas seria muito mais fácil perceber o que está em causa nas decisões, se for isolado um aspecto de cada vez, em vez de analisarem-se todos os aspectos simultaneamente.



Copyright © 2010 AIEC.