|
3
- O âmbito da análise
Tudo
o que acontece nos mercados tem consequências próximas
e distantes.
- O surgimento
de nova tecnologia, em dado mercado, tem consequências diretas
sobre esse mercado. À medida que alguma empresa começa
a adotá-la, os seus custos reduzem-se e as vendas aumentam. Essas
vendas adicionais podem ser conseguidas por meio de atração
de clientes que não compravam anteriormente o produto ou à
custa de clientes que adquiriam, anteriormente, das empresas rivais.
Essas podem responder de forma vigorosa ou, pelo contrário, ignorar
o fato. O movimento inicial e a resposta das outras empresas podem ter
como consequência, maior ou menor, alteração
dos preços e maior ou menor alteração das quotas
de mercado das empresas.
- A nova
tecnologia também apresenta resultados menos imediatos no mercado.
A expansão das vendas de uma empresa provoca mais compras às
empresas fornecedoras, contratação de maior número
de trabalhadores, aumento da massa salarial da empresa e, provavelmente,
acréscimo dos lucros da empresa. Tais lucros podem ser reinvestidos
ou distribuídos pelos donos da empresa. Em qualquer dos casos,
tal como os salários, eles vão ser usados para comprar
outros produtos. Para expandir a produção desses produtos,
é também necessário contratar mais trabalhadores,
comprar mais matérias-primas etc. Alternativamente, esses rendimentos
adicionais podem ser poupados. No caso, serão depositados num
banco que os irá emprestar ou aplicados em ações
ou obrigações, voltando então a ser usado para
a aquisição de novos bens e serviços.
|