Em economia, utilizam-se, com frequência, estruturas baseadas em dois princípios básicos, o da otimização e do equilíbrio, facilmente observados nas consequências apontadas no âmbito da análise.


O princípio da otimização, segundo o qual as empresas tentam sempre escolher o melhor padrão de consumo que estiver ao seu alcance.

Dessa maneira, os modelos levam em conta que os agentes buscam mudar para melhor e tendem a encontrar o equilíbrio que poderia ser definido como "o lugar para onde as coisas vão indo, mas que não são necessariamente os resultados que se deseja alcançar".


O princípio de equilíbrio, pelo qual haja garantia da aplicabilidade do equilíbrio de preços e consumo, até que o total de pessoas seja atendido, de igual forma, na demanda total ofertada.

Em síntese, os resultados obtidos por meio do equilíbrio não são necessariamente os resultados que as pessoas, muitas vezes, desejam alcançar, mas sim o ponto em que o preço representa - dentro das regras do mercado em questão - a opção que melhor atende às partes envolvidas.



Copyright © 2010 AIEC.