| Globalmente, os preços das chamadas foram apresentando tendência clara para a descida. Ao mesmo tempo, o número de assinantes foi crescendo de forma substancial, porque os preços por minuto de cada plano foram caindo ou porque surgiram novos planos que permitiam realizar chamadas com encargos mensais cada vez menores. Motivado pela redução de preço, um número crescente de pessoas foi adquirindo celulares e estabelecendo contratos com um dos dois operadores. Esse fato, por sua vez, tornou mais atrativa a posse de um celular. Em virtude de as chamadas, dentro da mesma rede, serem significativamente mais baratas do que as chamadas entre redes, quanto maior for o número de telefones móveis de uma rede, mais atrativa se torna a aquisição de um celular ligado a ela. Isso faz
com que as empresas operadoras tenham investido fortemente na captação
de clientes, nomeadamente vendendo os aparelhos a preço muito baixo,
desde que o comprador se comprometa a usar o serviço durante determinado
tempo. Entretanto, os preços continuaram a descer e as estruturas
tarifárias a multiplicar-se, tendo a taxa de assinatura sido, por
fim, eliminada. |
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