Uma pessoa motivada está pronta para agir. A maneira como ela realmente age depende da percepção que ela tem da situação. Quando as pessoas agem aprendem e passam utilizar o que aprenderam nas suas próximas ações. Se uma pessoa ficar satisfeita com o atendimento em um restaurante, provavelmente voltará lá, caso contrário, nunca mais aparecerá.

Fazendo e aprendendo, as pessoas adquirem crenças e atitudes que, por sua vez, influenciarão o comportamento de compra.

Além de compreender os fatores que influenciam as decisões do comprador, os profissionais de marketing também estão interessados em definir um processo padrão pelo qual os consumidores passam para satisfazer suas necessidades e seus desejos.
Esse padrão é chamado de processo de decisão de compra.
Seus estágios são definidos como:

  • Reconhecimento do problema ou necessidade;
  • Busca de informações sobre os possíveis fornecedores e produtos que possam satisfazer a necessidade;
  • Avaliação das alternativas encontradas;
  • Decisão de compra;
  • Comportamento pós-compra.


Copyright © 2010 AIEC.