Os especialistas utilizam nomes diferentes para as várias abordagens de segmentação possíveis a uma empresa, mas, geralmente, concordam em abordagens tais como: Marketing de Massa, Marketing de Segmentos, Marketing Individual.


Marketing de Massa ou indiferenciado
Neste modelo, o vendedor se dedica à produção, distribuição e promoção em massa de um produto para todos os compradores, sem levar em conta as diferenças entre eles. O argumento principal de sua utilidade é que ele cria um maior mercado potencial, o que gera custos mais baixos. O Ford T e a garrafa de 200 ml da Coca-Cola são exemplos da utilização deste modelo.



Marketing de Segmento ou diferenciado
Aqui as diferenças entre os vários segmentos que constituem o mercado de um determinado produto são levadas em consideração. Para cada segmento é preparado um composto específico, com modelos diferentes do produto, preço e distribuição específica e comunicação mais adequada ao que cada grupo procura.
Ex.: Linha Gol da Volkswagen: a Saveiro, a Parati, o Gol 1.0, o Gol 1.6 e o Gol GTi.



Marketing Individual
Aqui os consumidores são atendidos um a um no chamado relacionamento customizado.
Ex.: Alfaiates, Manicures, Sapateiros. Hoje, as novas tecnologias proporcionam a chamada “customização de massa” que é a habilidade de preparar produtos de massa de acordo com as exigências de cada cliente.



Copyright © 2010 AIEC.