| Mas, como
fazer para dividir o mercado em grupos mais ou menos homogêneos
de consumidores?
O marketing
indica conjunto de variáveis que possibilitam ao profissional desenvolver
perfis que sejam comuns a consumidores, constituindo assim grupos de consumidores,
os quais chamamos de segmentos. Essas variáveis são dispostas
em quatro tipos:
- Variáveis
Geográficas: procuram dividir os consumidores de acordo
com a sua localização geográfica. São elas:
Região, cidade ou área metropolitana, clima, densidade.
- Variáveis
Demográficas: dentro de áreas geográficas
definidas, procura-se agrupar pessoas que tenham certas características
semelhantes, tais como idade, sexo, raça, renda
familiar, ocupação grau de instrução,
tamanho da família e outros.
- Variáveis
psicográficas: buscam identificar diferentes estilos
de vida, ou seja, a maneira pela qual as pessoas conduzem sua vida,
incluindo suas atividades, interesses e opiniões. Entre elas
destacamos: Gregariedade,
autonomia, liderança e compulsividade.
- Variáveis
comportamentais: pode-se, por fim, buscar segmentação
baseada nos diferentes comportamentos de compra, como por exemplo, a
lealdade à marca, freqüência de uso e sensibilidade
a esforços mercadológicos.
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