Mas, como fazer para dividir o mercado em grupos mais ou menos homogêneos de consumidores?

O marketing indica conjunto de variáveis que possibilitam ao profissional desenvolver perfis que sejam comuns a consumidores, constituindo assim grupos de consumidores, os quais chamamos de segmentos. Essas variáveis são dispostas em quatro tipos:

  • Variáveis Geográficas: procuram dividir os consumidores de acordo com a sua localização geográfica. São elas: Região, cidade ou área metropolitana, clima, densidade.
  • Variáveis Demográficas: dentro de áreas geográficas definidas, procura-se agrupar pessoas que tenham certas características semelhantes, tais como idade, sexo, raça, renda familiar, ocupação grau de instrução, tamanho da família e outros.
  • Variáveis psicográficas: buscam identificar diferentes estilos de vida, ou seja, a maneira pela qual as pessoas conduzem sua vida, incluindo suas atividades, interesses e opiniões. Entre elas destacamos: Gregariedade, autonomia, liderança e compulsividade.
  • Variáveis comportamentais: pode-se, por fim, buscar segmentação baseada nos diferentes comportamentos de compra, como por exemplo, a lealdade à marca, freqüência de uso e sensibilidade a esforços mercadológicos.


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