As decisões de promoção indicam as ferramentas possíveis para a comunicação com o consumidor. É errada a idéia de que apenas a
propaganda funciona para alavancar vendas. Pode-se obter o mesmo efeito utilizando-se outras ferramentas:

  • Promoção de vendas: compreende ações realizadas abaixo da linha de custo da propaganda e que utilizam atividades não rotineiras para atrair o consumidor. Podem-se citar os concursos e sorteios, utilização de vale-brindes e cupons, patrocínio de espetáculos, exposições e utilização de displays no ponto de venda.
  • Relações Públicas: ao contrário das outras ferramentas de comunicação, não tem o objetivo comercial, mas sim político. O trabalho do RP é gerar boa-vontade de comunidade para as políticas da organização. Aí residem as ações de caráter social e ambiental, tão em moda hoje em dia.
  • Merchandising: é um conjunto de atividades técnicas realizadas no ponto de venda para atrair os consumidores. Entre estas ações podemos destacar o vitrinismo e o lay out da loja.


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