| Resumo Se a maioria das pessoas for forçada a definir marketing, inclusive alguns gerentes de empresas, eles afirmarão que significa “venda” ou “propaganda”. É verdade que são partes do marketing, mas marketing é muito mais do que apenas isso. A essência do marketing é o desenvolvimento de trocas em que organizações e clientes participam voluntariamente de transações destinadas a trazer benefícios para ambos. Nós, consumidores, adquirimos os bens e serviços para satisfazer necessidades e desejos. Segundo os grandes especialistas no assunto, o marketing pode ser orientado de várias maneiras na organização, sendo que quatro orientações tradicionais são largamente observadas nas mais diferentes empresas: Produção, Produto, Vendas e marketing. A administração de marketing pode ser definida então como conjunto de atividades organizacionais que as empresas efetivam ou devem efetivar para criar valor para os clientes e alcançar os seus objetivos. O ambiente de marketing é classificado em três áreas básicas: ambiente interno, competitivo e macroambiente. O impacto de qualquer uma das variáveis do ambiente pode trazer uma ameaça ou uma oportunidade para a organização. Cabe ao profissional de marketing antecipar a ocorrência e aproveitar uma oportunidade ou reduzir os efeitos de uma ameaça. Estudar o cliente fornece pistas para o desenvolvimento de novos produtos, características de produtos, preço, distribuição, mensagens e outros elementos do mix de marketing. É importante entender quais os principais fatores que influenciam o comportamento de compra. Entre eles temos: fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos. Os profissionais de marketing reconhecem que raramente um único composto de marketing é adequado para atender a todas as necessidades e desejos do mercado de um produto. A empresa precisa identificar os segmentos de mercado que pode atender com eficácia. Além
de conhecer o mercado, o profissional de marketing deve estabelecer objetivos
a serem alcançados pela organização. Esses objetivos,
sejam eles de lucratividade, crescimento ou aumento de conhecimento de
marca, necessitam, para acontecerem, de ações coerentes.
Essas ações advêm das chamadas decisões estratégicas
de marketing, composto mercadológico ou mix de marketing, mais
comumente conhecidas como 4 P’s, e são as decisões
de Produto, Preço, Promoção e Ponto de Distribuição. |
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