Além de acompanhar as expectativas e a satisfação de clientes em relação a seu valor, as empresas precisam monitorar o desempenho dos concorrentes nessas áreas. Por exemplo, uma empresa ficou satisfeita ao constatar que 80% de seus clientes se diziam satisfeitos. Porém, o principal concorrente alcançou 90%.

Dentre os vários métodos utilizados pelas empresas para acompanhar a satisfação de seus clientes, pode-se destacar o Sistema de Reclamações e Sugestões, pesquisas de satisfação, compras simuladas e a análise de clientes perdidos.

Para empresas centradas no cliente, a satisfação de clientes é ao mesmo tempo uma meta e uma ferramenta de marketing, pois aquelas empresas que alcançam altos índices de satisfação de clientes fazem questão que seu mercado-alvo saiba disso.

Embora a empresa centrada no cliente busque criar alto nível de satisfação, sua meta principal não é a maximização da satisfação do cliente, pois ao fazer isso por meio de redução de preços ou aumento de serviços, o resultado pode ser lucros menores.

As empresas devem levar em conta ainda que gerentes e vendedores podem manipular índices de satisfação dos clientes. Eles podem se desdobrar para agradar os clientes apenas antes das pesquisas. Podem também tentar excluir da pesquisa os clientes insatisfeitos. Também alguns clientes, sabendo que a empresa está realizando uma pesquisa de satisfação, expressar um alto grau de insatisfação para receber mais concessões.



Copyright © 2010 AIEC.