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5 - O processo
de entrega de valor ao cliente Michael Porter
propôs a cadeia de valor como uma ferramenta para identificar as
maneiras pelas quais se pode criar mais valor para o cliente. Toda empresa
representa um conjunto de atividades que são desempenhadas para
projetar, produzir, comercializar, entregar e sustentar seu produto. A
cadeia de valor identifica nove atividades estrategicamente relevantes
que criam valor e custo em determinado negócio. Essas nove atividades
estão divididas em cinco principais e quatro de apoio.
As 5 atividades principais são:
- Trazer
materiais para dentro da empresa (logística interna);
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Converter os materiais em produtos finais (operações);
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Expedir os produtos finais (logística externa);
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Comercializar os produtos finais (Marketing e vendas);
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Prestar assistência técnica (Serviços).
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As 4 atividades de apoio são:
- Aquisição;
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Desenvolvimento de tecnologia;
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Gerência de recursos humanos;
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Infra-estrutura.
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Essas atividades de
apoio são realizadas em determinados departamentos, mas não
apenas ali. Outros departamentos podem realizar algumas atividades de
aquisição e contratação de pessoal, por exemplo.
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