Em uma empresa, nem todas as requisições de compra recebidas
pelos departamentos de compra são remetidos aos fornecedores.
Freqüentemente, os bens e serviços necessários
são produzidos internamente a um custo mais baixo, com qualidade
mais elevada e com entregas mais rápidas do que se fossem adquiridos
de fornecedores externos. Por outro lado, uma vez que os fornecedores
podem especializar-se em certos tipos de produção, alguns
bens e serviços podem ser comprados desses fornecedores a um
custo mais baixo, com qualidade mais elevada e com tempos de entrega
mais rápidos do que se fossem produzidos internamente.
Os departamentos de compra realizam, rotineiramente, análises
de conveniência entre fabricar ou comprar para produtos necessários
aos seus processos. Nesses casos, eles devem decidir-se entre as alternativas
de fazer uma tarefa internamente ou comprar de fornecedores externos.
Por exemplo, segurança, limpeza, serviços de contadoria
e gráfica etc.
Na prática, essas análises devem ser acompanhadas de
outras considerações. Por exemplo, qual alternativa
oferece maior combinação de custos, qualidade de produto
e entregas no tempo certo? Adicionalmente, há questões
estratégicas envolvidas no outsourcing (sistema que consiste
em contratar fontes externas para executar tarefas específicas
em seu lugar). Por exemplo: qual o grau de integração
vertical desejável? Competências essenciais devem ser
incluídas?
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