Unidade 1 Módulo 1
Tela 1
Módulo 01 - A empresa e o setor

Introdução

Empresas maiores e mais complexas costumam ser mais formais, possuem mais documentos escritos, políticas e diretrizes. As menores geralmente são mais informais, possuem menos registros, documentos e controles. Independentemente disso, seu papel será o de investigar, usar suas entrevistas para “sacarrolhar” seus interlocutores sobre os aspectos mais importantes que envolvem a gestão da empresa e fazem parte dos módulos deste TCC. O questionário é apenas um roteiro para auxiliar o grupo em cada módulo e tem a finalidade de ajudar neste processo para que depois vocês possam selecionar as informações coletadas e produzir um relatório com os aspectos mais relevantes e suas observações críticas devidamente embasadas conceitualmente.

Antes de começarem o levantamento de dados para seus relatórios, lembrem de algumas dicas muito importantes:

a. Revisão prévia de conteúdos - Realizem uma boa revisão dos principais conceitos estudados durante o seu curso, nas diversas disciplinas, e que podem ser importantes nos módulos do TCC;

b. Olhar crítico no campo - Quando forem fazer o trabalho de campo, ou seja, visitas nas empresas, procurem observar criticamente todos os aspectos à luz dos conceitos estudados e recentemente revisados;

c. Embasamento conceitual - Quando forem estruturar o relatório, procurem, em cada módulo ou tópico, evidenciar o domínio conceitual do grupo, pois este, junto com “capacidade de análise e argumentação” e “avaliação crítica”, são pontos muito importantes entre os critérios de avaliação do TCC;

d. Redação e formatação - Lembrem-se, este já é um trabalho de conclusão de curso e vocês estarão procurando mostrar quanto estão habilitados para a profissão de administrador ou administradora. Portanto, é um trabalho diferenciado dos que costumeiramente faziam ao final de cada mês. Todos foram importantes, mas este é fundamental para uma avaliação mais completa do seu desempenho no curso, pois se trata de um relatório mais técnico, sem erros de português, formatação cuidadosa em termos de alinhamento e organização de informações. Façam boa leitura das dicas de redação estudadas no início do curso e ao final da primeira versão de cada módulo submetam o texto para uma leitura crítica de todos os colegas do grupo;

e. Respeitar autoria das idéias - Quando estiverem utilizando uma fonte da internet ou idéias de algum autor que viram em algum livro ou artigo científico, lembrem de citar a autoria e colocar nas referências bibliográficas. No caso de transcrição literal, o trecho deve vir entre aspas, a autoria deve ser citada de acordo com as normas de ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas e, ao final do relatório, você deve ter um tópico de referências bibliográficas onde listarão todas as que forem utilizadas ao longo do trabalho. Lembrem disso e não corram o risco de incorrerem em plágio, certo?

A empresa e o setor, seus produtos e serviços

Neste módulo sua tarefa é fornecer uma descrição do perfil da empresa, a elaboração de um breve resumo do setor em que está inserida e como o negócio se relaciona com esse setor. Deve também descrever e analisar os produtos e/ou serviços a eles relacionados, as instalações, características especiais e exigências dos produtos, os benefícios e exigências do produto, bem como os planos futuros de desenvolvimento. Abaixo, encontram-se alguns tópicos que devem constar da estrutura do relatório.

Perfil

• Descreva o perfil da empresa.
• Relate quando e onde foi organizada.
• Exponha que tipo de negócio é e onde está localizado.
• Exponha os marcos significativos, como por exemplo, um contrato recente.
• Apresente e faça comentários relativos ao posicionamento da empresa. Seu nome e/ou logomarca podem ter relacionamento com a forma como a empresa quer ser reconhecida pelo mercado (conceito de posicionamento). O grupo deve comentar criticamente o assunto.

Características do setor

• Apresente o setor em que se encontra a empresa, tamanho, dispersão geográfica, mercado, resumo histórico. Dados demográficos do seu público ou mercado na região. Evolução deste setor em termos de lucratividade e crescimento etc.
Situação atual
• Discuta a situação atual.
• Fale sobre a reputação construída e seu histórico.
• Descreva o desempenho dos produtos e serviços no mercado (vendas e lucros totais ou lucratividade dos últimos três anos, da empresa e do setor e comente criticamente).
• Exponham o capital investido até agora, de onde vem e como está sendo usado.
• Relatem brevemente os recordes de vendas e serviços prestados até agora.
• Discutam o tipo e quantidade de capital que o negócio precisa para melhorar (Recursos para Investimento ou Capital de Giro, comentem).
Descrição do Produto ou Serviço
• Descrevam os produtos e serviços comercializados e fornecidos pela empresa, o que eles fazem (o que é especial ou diferente) e para que servem. Descrevam e analisem suas margens de contribuição à formação do resultado do negócio. Revisem este conceito para empregá-lo corretamente, isso é fundamental.
• Apresentem suas características especiais, capacidades e ganhos (resultados econômicos, sociais, ambientais etc.). Se houver mais de uma linha de produto ou serviço, discuta como eles funcionam juntos e/ou como afetam um ao outro.
• Descrevam e analisem o estágio de desenvolvimento em que o produto/serviço se encontra.
• Apresentem e comentem os planos futuros da empresa para aprimoramento ou introdução de novos produtos/serviços.
• Relatem qualquer patente, direito autoral, marca comercial, de serviço ou outro acordo legal que proteja os produtos ou serviços oferecidos. Se for o caso, informem como a empresa pretende proteger a integridade, o sigilo e a natureza competitiva dos seus produtos e serviços.
• Mencionem brevemente qualquer requerimento para regulação ou aprovação que os produtos enfrentam.

Observação: Dependendo do tipo de negócio o grupo pode explorar todos os produtos e serviços, apenas os principais e/ou linhas de produtos e serviços.



Tela 2
Módulo 01 - A empresa e o setor

Planos Futuros de Desenvolvimento para Produtos e/ou Serviços

• Descrever a natureza e aplicação de planos de desenvolvimento futuros.
• Informe se esses planos são planos incrementais, se são uma extensão da linha de produtos/serviços já existentes, ou se são planos para outros produtos/serviços.
• Mencionar se eles se destinam ao mercado atual ou a outros mercados.

Descrição das Instalações

• Apresentar as características das instalações, explicando suas principais vantagens. Discutir sua localização e porque ela é vantajosa ou não.
• Mencionar qual é a percentagem das instalações utilizada para produção, serviços, operações, estoques etc. Informem a área disponível para os segmentos da empresa.

Obs: Se as instalações fazem parte do produto ou serviço oferecidos (Ex: hotel), descreva-as nesta seção. Se as instalações são independentes (como uma máquina manufatureira), é aconselhável descrevê-las na unidade 3 – módulo 1 (Processos de fabricação e operações).

Estratégia e planos futuros

• Apresentem e analise a missão e a visão de futuro da empresa. Digam se a missão de fato traduz a razão de ser da empresa ou se merece ajustes, façam uma apreciação crítica, bem como explorem a visão da empresa. Caso a empresa não possua isso formalizado apresentem recomendações ou sugestões para apreciação da empresa.
• Discutam sobre pontos fortes e fracos a serem enfrentados pela empresa.
• Explorem ameaças e oportunidades e seus desdobramentos para o planejamento e gestão da empresa.
• Discutam os objetivos para os próximos três a cinco anos.
• Descrevam quais são os planos para atingi-los e quais as pesquisas necessárias.
• Discorram sobre incrementos e expansões para a linha de produto já existente, assim como as expectativas de aumento de vendas e no mercado.

Observação: neste tópico é recomendável que o grupo construa – se possível - junto com a empresa, uma matriz swot, com pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades, fazendo uma análise da mesma e relatando as decisões que a empresa tem tomado ou pode vir a tomar para neutralizar ameaças e pontos fracos ou para explorar pontos fortes e oportunidades em seu planejamento. Aqui poderá estar um ponto de alta contribuição do grupo para a empresa e esta análise sistematizada é fundamental no TCC.

Agentes

• Falem sobre a concorrência e outros agentes (fornecedores, vendedores de atacado, distribuidores etc.) que fazem parte do setor. Comentem ao menos sobre a importância dos dois principais concorrentes e fornecedores.
• Discutam brevemente sobre as linhas dos produtos/serviços da concorrência. Falem mais detalhadamente sobre aqueles participantes com os quais a empresa tem envolvimento direto ou concorre diretamente.

Tendências

• Discutam o rumo que o setor está tomando.
• Afirmem se está declinando, melhorando ou estabilizando e quais as oportunidades que podem existir.
• Discutam como a empresa estará em três a cinco anos.
• Discutam o futuro da empresa em termos de necessidades e/ou aceitação de mercado e lucros potenciais.
• Descrevam eventos importantes ou mudanças no setor que podem afetar o negócio de forma positiva ou negativa.



Tela 3
Módulo 01 - Processo de Fabricação/operações


Erros comuns a serem evitados

  • Incluir muitos detalhes e opiniões pessoais sobre a empresa e não incluir o suficiente sobre os marcos e potenciais da mesma.
  • Demonstrar conhecimento pobre ou inadequado sobre os agentes da indústria, sua influência potencial na empresa e tendências.
  • Informações tendenciosas, evidenciando uma ausência de planejamento estratégico.
  • Descrever o produto/serviço de forma muito técnica, muito genérica, ou muito ambígua.
  • Falhar ao identificar características novas, únicas, ou melhores capacidades e/ou benefícios de produtos e serviços.
  • Detalhar excessivamente a burocracia das agências reguladoras.
  • Apresentar planos inconsistentes de expansão e estratégicos, em relação ao mercado atual e à concorrência.
  • Falhar em não incluir uma avaliação de terceiros a respeito dos produtos/serviços oferecidos.

Tamanho sugerido para o relatório: 5 a 10 páginas. Caso necessário podem extrapolar o limite. Fotos devem ser utilizadas em pequena quantidade, desde que comentadas para apoiar as informações do relatório.



Tela 4
Módulo 01 - A empresa e o setor

As questões seguintes têm o objetivo de orientar a entrevista de obtenção de dados e estão disponíveis no editor de relatórios.

1. Qual o nome da empresa (Razão social e fantasia)? Quando e onde a empresa foi criada? Qual sua localização? Qual é o tipo de empresa? (indústria, comércio, serviços ou mista)

2. Qual o tamanho da empresa? Informar número de empregados e receita bruta mensal/anual, bem como a margem bruta da empresa e do setor. Qual o recorde de vendas e serviços da empresa? valores mensais ou anuais.

3. Quem são os fundadores? É uma empresa familiar? Quem são as pessoas-chave envolvidas e quais as responsabilidades de cada um?

4. Há quanto tempo a empresa está no mercado?

5. Qual a missão da empresa? (Avalie se traduz sua razão de existir e se é inspiradora). E a visão? (Avalie se traduz o que a empresa deseja ser em determinado tempo). Caso a empresa não tenha isso formalmente, formule algo para discutir com a empresa e apresente no relatório.

6. Porque os dirigentes entraram neste ramo de negócio, como este empreendimento foi desenvolvido e como classificam o mercado em que atuam?

7. Quanto capital eles investiram até agora e quais foram as fontes?

8. Quais os problemas enfrentados pelos dirigentes ao entrarem nesse negócio? Como foram superados?

9. Quais foram as conquistas mais significativas? Como e quando foram alcançadas?

10. Qual o retorno do investimento feito pela empresa? Quais são os valores de vendas totais (mensais e anuais)?

11. Qual é a situação atual no mercado desse tipo de empresa? Há possibilidade de expansão? O mercado é competitivo?

12. Quais são as características principais do setor?

13. O efeito sazonalidade tem impacto sobre as vendas? Em caso afirmativo, quais são os períodos em que isto ocorre? As vendas decaem ou aumentam? Por quê? A empresa possui alguma estratégia para lidar com essa situação?

14. Quais são as principais ameaças à empresa (análise swot)? (Estratégia)

15. Como a empresa irá se proteger dessas ameaças (análise swot)? (Estratégia)

16. Quais os pontos fracos da empresa e o que pretende fazer para superá-los (análise swot)? (Estratégia)

17. Quais as oportunidades o seu mercado ou ambiente oferecem? A empresa tem algum plano de explorá-las? Como (análise swot)? (Estratégia)

18. Quais os pontos fortes da empresa? Em que eles fazem diferença no seu desempenho (análise swot)? (Se a empresa não tem a matriz swot estruturada, analisem junto com ela estes aspectos e façam sugestões que possam contribuir no planejamento e gestão da empresa.) (Estratégia)

19. A empresa possui patente registrada ou marca exclusiva? Há alguma pendência nesse processo?

20. O que a empresa está vendendo?

21. Qual a finalidade do(s) produto(s) e/ou serviço(s)? Este (s) produtos ou serviços resolvem que tipo de problema do cliente? Atendem a que tipo de necessidade? È um bem de primeira necessidade ou um bem de luxo?

22. Descreva as características principais de cada produto/serviço (custo, design, qualidade, processo, equipe envolvida, etc..)

23. Quais são os benefícios, vantagens ou diferenciais dos produtos ou serviços que a empresa está vendendo? O cliente reconhece esses diferenciais da empresa? De que forma a empresa sabe disso?

24. Em que estágio do ciclo de vida está cada produto/serviço (introdução, crescimento/maturidade/declínio) oferecido pela empresa?

25. Qual a participação de cada produto/serviço no faturamento total da empresa? Qual a margem de contribuição dos produtos mais importantes?

26. No caso da empresa estar desenvolvendo algum produto, qual o estágio em que se encontra o produto? (escolha e descreva) a) Idéia b) Modelo c) Protótipo Funcional d) Produção em pequena escala e) Plena produção (em qual nível?) f) Protótipo de engenharia g) Protótipo de produção

27. Como o(s) produto(s) é(são) produzido(s)? Descreva em linhas gerais o processo produtivo. Demanda muito investimento em mão-de-obra e matéria prima?

28. A produção conta com algum tipo de terceirização? Como?

29. Quais são as exigibilidades desse(s) produto(s) em termos de segurança, testes, estudos, tecnologia, manutenção e assistência?

30. Se a empresa produz ou comercializa mais de um produto, como a produção e/ou promoção de um afetará outro? Quais as relações entre eles no seu mix de produtos ou serviços?

31. Se o produto/serviço oferecido é novo ou atualizado, o que o torna diferente quando comparado a outros similares e porque as pessoas compram?

32. Quais são os serviços relacionados aos produtos oferecidos pela empresa?

33. A empresa pretende expandir a linha de produtos/serviços? De que forma? Quando?

34. A empresa tem sido bem sucedida até agora em conquistar seu mercado?

35. Quais são os objetivos futuros da empresa (atuais e em 3 anos)? Quais são as estratégias para atingi-los?

36. Como a empresa é afetada pela economia, tecnologia, sociedade, meio ambiente, ou por tendências regulatórias? (análise do macro ambiente, tendências e setor)

37. Quem são os maiores participantes desse setor (concorrentes, fornecedores, grandes clientes, distribuidores, etc.)? A empresa consegue visualizar quais serão os futuros concorrentes? (Agentes)

38. Qual o desempenho dos principais concorrentes? E percentual de mercado? Quais as vantagens que a empresa tem sobre eles?

39. De que maneira a empresa pretende agir em mercados da concorrência?

40. Quais são as previsões para a empresa em um período de 3 anos a 5 anos? Como será a sua participação no mercado, aumentará ou diminuirá? Por quê? (Tendências)

41. A empresa possui parcerias ou alianças estratégicas com outras empresas? Qual o tipo de parceria? Qual a razão e importância dessas parcerias? (Estratégia)