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Módulo 02 - Gestão de Pessoas

Gestão de Pessoas

Introdução

Este módulo destina-se a apresentar como a Gestão de Pessoas ocorre concretamente na empresa. Empresas maiores e mais complexas costumam ser mais formais, possuem mais documentos escritos, políticas e diretrizes. As menores geralmente são mais informais, possuem menos registros, documentos e controles. Independentemente disso, seu papel será o de investigar, usar suas entrevistas para “sacarrolhar” seus interlocutores sobre os aspectos mais importantes da gestão de pessoas. O questionário com o roteiro de questões tem a finalidade de ajudar neste processo para que depois vocês possam selecionar as informações coletadas e produzir um relatório com os aspectos mais relevantes e suas observações críticas devidamente embasadas conceitualmente. Assim, vocês deverão mostrar a Política de Gestão de Pessoas, analisando documentos formais, ou relatar sobre as principais práticas de gestão de pessoas, isso a partir das entrevistas e observações realizadas. Também deverão analisar a composição societária e de propriedade, a estrutura da empresa e as linhas de autoridade e responsabilidades, bem como as práticas de gestão no provimento, desenvolvimento, avaliação, reconhecimento e recompensa, além de alguns aspectos ligados às relações trabalhistas.

Sugestão de apresentação e redação do relatório:

De posse das informações e dados colhidos com o questionário de entrevista, estruturem o relatório deste módulo de gestão de pessoas procurando fazer conexões entre as informações. Articulem bem as idéias, procurando construir um texto bem encadeado, com consistência interna, correção gramatical, boa apresentação, visão crítica, embasamento conceitual e uma estrutura básica que pode ter variações de acordo com as opções de cada grupo. A seguir sugere-se uma estrutura que pode ser útil a todos, a mesma que se utilizou para agrupar as informações do questionário.

1. Introdução (do módulo gestão de pessoas)

Apresentar em linhas gerais o conteúdo deste módulo.

2. Administração

Articular informações mais ligadas às questões de 1 a 4.

3. Estrutura Organizacional e Controles

Articular informações mais ligadas às questões de 5 a 8.

4. Subsistemas de Gestão de Pessoas

Articular informações mais ligadas às questões de 9 a 18.

5. Conclusão, considerações críticas e sugestões (podem agrupar no final do módulo ou ter um tópico destes em cada bloco de informações).

Após estruturar o texto do seu relatório para apresentar as informações e observações feitas no levantamento junto à empresa, faça uma apreciação crítica deste bloco de informações , à luz dos conceitos estudados ao longo do curso. Isso não impede que sua análise possa ser feita no corpo do relatório, no desenvolvimento de cada tópico, sendo esta a forma ideal. Recomendações e sugestões para a empresa devem ser devidamente embasadas a luz do que foi estudado e quanto a sua viabilidade e benefícios para a empresa em caso de adoção.

Erros a serem evitados:

• Ter amigos, parentes ou outras pessoas em posições estratégicas da administração que não são qualificadas para funções especializadas.
• Falhar em identificar e recrutar uma diretoria ativa e de prestígio.
• Falhar ao contratar advogados, consultores e outros serviços profissionais necessários.
• Utilizar um sistema pobre ou inadequado de contabilidade ou outros serviços administrativos.
• Quadro insuficiente de funcionários.
• Estabelecer linhas de hierarquia e responsabilidade pouco claras; possuir um sistema de gerenciamento ineficiente.
• Inexistência ou planejamento fraco de treinamento e orientação para funcionários.
• Falta de uma avaliação de desempenho formal para nortear as decisões de treinamento, promoções/carreira, bem como remuneração.
• Oferecer compensações e incentivos inferiores aos praticados no mercado.
• Possuir uma administração desequilibrada (muita chefia e poucos funcionários).

Tamanho sugerido do relatório: 3 a 5 páginas. Em caso de necessidade por conteúdos consistentes e relevantes pode-se extrapolar o limite sugerido.

Exemplo de organograma:



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Módulo 02 - Gestão de Pessoas

Questionário de Entrevista

As questões a seguir têm o objetivo de orientar a entrevista de obtenção de dados e informações para uso no relatório do Plano de Negócios. Estão também disponíveis no editor de relatórios.


1. Quem são os principais administradores, suas responsabilidades, cargos e papéis? Descreva a composição acionária, quando for o caso, e fale da história de vida de cada diretor. Utilize dados pessoai de identificação como nome, idade, formação em termos de educação e experiências em cargos de gestão. Fale também das suas respectivas habilidades ou talentos específicos que são importantes para o negócio. Procure investigar também sobre sua vocação e interesses em relação ao negócio e sua visão sobre o futuro do mesmo.

2. Qual a filosofia e estilo administrativo da empresa? Como as decisões são tomadas e o que predomina em termos de postura gerencial?

3. Quais as estratégias motivacionais mais utilizadas com os funcionários? Que premissas ou crenças governam as ações dos dirigentes?

4. Quais são as competências essenciais do negócio ou da organização, aquelas que garantem o seu sucesso? Procure saber como os dirigentes percebem estas competências e fazem conexões com o negócio.O grupo deve necessariamente discorrer sobre o tema, evidenciando seu domínio do assunto ao analisar a empresa na prática.

5. Qual a composição atual do quadro de funcionários? Número de efetivos, empregados com contratos temporários, estagiários, turno integral, meio turno, competências específicas mais importantes por segmento da estrutura.

6. Qual é a estrutura organizacional da empresa? Levante o organograma procurando evidenciar as linhas de autoridade, responsabilidades, órgãos de linha e de staff, se for o caso, e procure fazer uma apreciação crítica. Se a organização não possuir um organograma formal, procure ajuda-la a construir o mesmo e apresente esta representação gráfica no trabalho do grupo. Avalie se as linhas de autoridade estão claras, se há conflito de poder, duplo comando, sobreposições, ineficiências etc.

7. Relate se a empresa tem área específica para cuidar da gestão de pessoas e analise o porquê e forma de funcionamento.

8. Descreva em linhas gerais a equipe envolvida com as tarefas e as rotinas sobre:

• Procedimentos administrativos mais relevantes;
• Controles de faturamentos e pagamentos, contas a pagar e a receber, viagens, legações telefônicas, transporte etc;
• Controles de treinamento de funcionários, promoções, cursos e incentivos;
• Controle de horários e de frequência com instrumentos de cartão ponto;
• Existência de contratos de trabalho formais e regulares com a descrição de todas as atividades desempenhadas;
• Existência de controle de rotatividade (turn-over) do quadro de pessoal e análise de eventuais problemas nesta área. A rotatividade é alta? Caso positivo, por que e o que se poderia fazer? (analisar estes aspectos é muito importante)

9. Como a empresa atrai e recompensa pessoas estratégicas?

10. Como a empresa faz suas contratações, o provimento de pessoal nos vários postos de trabalho? Que procedimentos adota? Estão estes adequados ou não, consideradas as suas características? Como é feito o recrutamento? Como é feita a seleção?(revisem estes conceitos) Pode-se fazer sugestões de melhoria neste campo, considerada a importância deste processo?

11. Como a empresa avalia seus empregados? Formalmente ou informalmente? Com que periodicidade? Como é o processo e que sugestões o grupo pode fazer?

12. As informações geradas pela avaliação são usadas para decisões relativas à demissão, treinamento, reconhecimento e recompensa? Como isso é feito em linhas gerais?

13. Como identificam suas necessidades de treinamento e desenvolvimento?

14. Como a empresa trata a questão do treinamento? Busca gente mais “pronta” no mercado ou prefere formar internamente? Em que áreas é maior a importância do treinamento e em que áreas possui as maiores carências? Existe uma visão estratégica sobre isso?

15. Como a empresa reconhece seus empregados? Apenas com remuneração ou cria outros mecanismos ou rituais?

16. Como se organiza a remuneração da empresa? Existe remuneração fixa e/ou variável? Como isso funciona? Quais são os benefícios oferecidos? Qual a visão dos dirigentes sobre este assunto? Possuem uma visão estratégica disso para o negócio? Possuem uma visão humanista e valorizam genuinamente as pessoas no trabalho? Comentem.

17. Em relação aos aspectos trabalhistas, a empresa cumpre as rotinas, toma os devidos cuidados para evitar passivos trabalhistas ou problemas com o sindicato? Quais são suas maiores preocupações? O grupo identificou riscos?

18. Como a empresa articula a gestão de pessoas? Existe uma política escrita que integre as diversas dimensões? A gestão de pessoas tem um caráter estratégico? Caso negativo, porque? O que pode ser sugerido?