| Unidade 1 | Módulo 1 | Tela 1 |
Processo de Fabricação/operações Existem dois tipos
de questionários a serem utilizados na elaboração
de seus trabalhos de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso): um para
empresas do tipo fabril (manufaturas por assim dizer)
e outro questionário para empresas do tipo prestadoras
de serviços. É preciso identificar bem o tipo de
atuação da empresa pesquisada pelo grupo no TCC (Trabalho
de Conclusão de Curso), e a partir daí, utilizar o questionário
mais adequado. |
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Tela 2 |
Nem todas as questões do questionário se enquadram dentro da realidade da empresa pesquisada. Isto se deve ao fato das questões terem sido elaboradas de forma abrangente, a fim de subsidiar, da melhor forma possível, os relatórios que serão feitos pelos grupos. É necessário neste caso citar como resposta a estas questões apenas a restrição. O campo da resposta não deve ficar em branco. Exemplo: Abaixo segue a estrutura básica do texto do módulo I da Unidade I:
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Tela 3 |
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Tela 4 |
Questões a serem pesquisadas junto a empresas fabricantes de produtos físicos. 1. A produção da empresa é própria, parcial ou totalmente terceirizada? 2. Quais são os principais serviços de apoio (manutenção, logística, armazenamento, etc.) necessários relacionados aos produtos fabricados pela empresa? 3. Quantas horas de trabalho em média são necessárias na fabricação do lote (ou da unidade) do produto de maior rotatividade? 4. Quais os principais equipamentos necessários para o processo produtivo da empresa? 5. Os equipamentos utilizados na produção são alugados ou próprios? 6. Quais as condições de conservação atuais dos equipamentos? 7. Onde se localiza a fábrica principal da empresa? 8. A empresa aluga ou é proprietária do prédio onde se localiza? Há necessidade de reforma do prédio? Em caso afirmativo, é possível estimar quanto custará? 9. As características físicas do prédio e das instalações da fábrica, em termos de tamanho e estrutura, são suficientes para a produção atual? 10. As características físicas do prédio e das instalações da fábrica, em termos de tamanho e estrutura, estão em boas condições de conservação? 11. Quais são as vantagens e desvantagens da localização atual da empresa, em termos de proximidade do consumidor? 12. Quais são as vantagens e desvantagens da localização atual da empresa, em termos de proximidade de fornecedores? 13. Quais são
as vantagens e desvantagens da localização atual da empresa,
em termos de deslocamento para o trabalho de seus funcionários? 15. Quais são as vantagens e desvantagens da localização atual da empresa, em termos de leis estaduais e locais? Há incentivos fiscais para funcionamento da empresa neste local? 16. Quais são as características da vizinhança e cercanias (área em torno da fábrica)? 17. Que outros tipos de negócios existem nas proximidades? 18. Existem planos em curto ou em longo prazo de alterações nas instalações ou localização da empresa? 19. Como é a política de compras da empresa? Vários fornecedores, fornecedores únicos, compras em grande escala e armazenamento, compras apenas do necessário para a produção de um determinado lote? 20. Como é realizado o processo de compras na empresa? Visita a fornecedores da empresa, visita de fornecedores a empresa, telefone, internet, central de compras? 21. Quem são os fornecedores dos principais materiais necessários à produção? 22. Quais são os prazos de entrega das principais matérias primas compradas pela empresa? A entrega é imediata ou é necessária antecedência mínima para a compra? 23. Existem atrasos constantes nas entregas dos fornecedores? 24. A empresa possui algum fornecedor alternativo caso os materiais ou fornecedores tradicionais se tornem indisponíveis? 25. Existe algum período de ociosidade na produção? 26. Se a empresa produz mais de um produto, como a produção de um afeta os outros? 27. A empresa possui algum controle de qualidade no processo produtivo? Como ele é feito? 28. O efeito da sazonalidade da demanda tem impacto sobre a produção e o armazenamento de produtos acabados? A empresa possui alguma estratégia para lidar com essa situação? 29. Qual é a capacidade máxima de produção da empresa? 30. Há previsão de expansão do nível de produção? 31. Quais são os períodos de maior produção (mês, semana do mês, dia da semana)? 32. Quais são os custos fixos e variáveis principais envolvidos nas etapas de produção? 33. Há algum planejamento de layout e organização de equipamentos com o objetivo de facilitar o fluxo da produção? (redução de problemas e inexistência de gargalos). 34. Ao planejar instalações e organização dos equipamentos a empresa considerou a possibilidade de expansão futura? 35. A produção necessita de horas extras com freqüência para atender a demanda? 36. Quantos funcionários trabalham em média na linha de produção? 37. Qual o nível de qualificação da mão de obra (nível escolar e técnico) envolvida nas etapas de produção? 38. Quais são as principais necessidades de treinamento dos funcionários da fábrica? 39. Há espaço reservado para descanso ocasional dos funcionários da produção? 40. A planta foi planejada de acordo com o processo (máquinas agrupadas por função) ou com a produção (máquinas agrupadas de acordo com a necessidade de produção do produto)? 41. Foi determinada a ordem nos trabalhos que são feitos em cada estação de trabalho? 42. Há a separação do custo de produção de cada unidade por tipo de material e trabalho envolvido? 43. Qual é o ponto de equilíbrio da empresa da produção em unidades (número de unidades que devem ser produzidas para cobrir os custos fixos e variáveis básicos)? 44. A empresa possui alguma certificação de qualidade (tipo ISO 9001)? 45. A empresa realiza inventário de estoque regularmente? 46. Como é realizado o controle de inventário? 47. Qual é o nível de estoque mínimo necessário para absorver variações aleatórias de demanda? 48. Como é feito o gerenciamento do estoque de matérias primas? 49. Como é feito o gerenciamento do estoque de produtos acabados? 50. Elabore o fluxograma
do processo produtivo. |
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Tela 5 |
1. Qual o principal serviço realizado pela empresa? 2. A empresa presta serviços diretamente no cliente ou o cliente vai até o local da empresa para que o serviço seja realizado? 3. Quais são os produtos, equipamentos e aparelhos necessários para a realização dos serviços prestados pela empresa? 4. Os equipamentos utilizados na prestação dos serviços são alugados ou próprios? 5. Quais as condições atuais de conservação dos equipamentos e aparelhos que servem de apoio aos serviços? 6. Quantas horas de trabalho em média são necessárias para a prestação do serviço principal e mais requisitado? 7. Onde se localiza a empresa? 8. A empresa aluga ou é proprietária do local? Há a necessidade de reforma do local? Em caso afirmativo estimar quanto poderá custar a reforma? 9. As características físicas do local da empresa e das instalações, em termos de tamanho e estrutura, são suficientes para a prestação dos serviços? 10. As características físicas do prédio e das instalações da prestadora de serviços, em termos de tamanho e estrutura, estão em boas condições? 11. Quais são as vantagens e desvantagens da localização atual da empresa, em termos de proximidade ao consumidor? 12. Quais são as vantagens e desvantagens da localização atual da empresa, em termos de proximidade a fornecedores? 13. Quais são as vantagens e desvantagens da localização atual da empresa, em termos de deslocamento para o trabalho de seus funcionários? 14. Quais são as vantagens e desvantagens da localização atual da empresa, em termos de acesso ao transporte, energia, água, infra-estrutura e outros recursos? 15. Quais são as vantagens e desvantagens da localização atual da empresa, em termos de leis estaduais e locais? Há incentivos fiscais para o funcionamento da empresa neste local? 16. Quais são as características da vizinhança e cercanias (área em torno da empresa)? 17. Que outros negócios existem nas proximidades? 18. Existem planos em curto e em longo prazo de alterações nas instalações ou localização da empresa? 19. Como é a política de compras da empresa para os produtos necessários á prestação do serviço? Vários fornecedores, fornecedores únicos, compras em grande escala e armazenamento, compras apenas do necessário para a produção de um determinado lote? 20. Como é realizado o processo de compras de produtos necessários para a prestação de serviços na empresa? Visita a fornecedores, visita de fornecedores a empresa, telefone, internet, central de compras? 21. Quem são os fornecedores dos principais materiais necessários à prestação dos serviços? 22. Quais são os prazos de entrega das principais materiais necessários para a prestação dos serviços? É imediato ou é necessário antecedência mínima para a compra? 23. Existem atrasos nas entregas dos fornecedores? 24. A empresa possui algum fornecedor alternativo caso os materiais ou fornecedores tradicionais se tornem indisponíveis? 25. Existe algum período de ociosidade na prestação dos serviços ao cliente? 26. Se a empresa presta mais de um serviço, como a execução de um afeta os outros? 27. A empresa possui algum controle de qualidade no processo de prestação de serviços? Como ele é feito? 28. Quais são os períodos de maior prestação de serviços (mês, semana do mês, dia da semana)? 29. A capacidade de prestação de serviços enfrenta picos de demanda ou níveis baixos de demanda? A prestação de serviços da empresa necessita de horas extras com freqüência para atender a demanda? 30. O efeito da sazonalidade da demanda tem impacto sobre a prestação de serviços da empresa? A empresa possui alguma estratégia para lidar com essa situação? 31. Qual é
a capacidade planejada de nível de atendimento aos clientes da
empresa? 33. Quais são os principais custos fixos e variáveis envolvidas nas etapas da prestação do serviço de maior demanda? 34. Quantos funcionários trabalham na prestação de serviços? 35. Qual o nível de qualificação da mão de obra (nível escolar e técnico) envolvida na prestação dos serviços. 36. Quais são as principais necessidades de treinamento dos funcionários da empresa? 37. Foi determinada a ordem nos trabalhos que são feitos em cada etapa da prestação de serviços? 38. Qual é o ponto de equilíbrio da empresa em termos de número de atendimento aos clientes (quantos serviços devem ser realizados em média para cobrir os custos fixos e variáveis básicos)? 39. A empresa possui alguma certificação de controle de qualidade na prestação de serviços (tipo ISO 9001)? Qual? Há quanto tempo? 40. Quais são as etapas necessárias para a prestação do principal serviço da empresa pesquisada? 41. Descrever brevemente as atividades de cada etapa. 42. Qual o tempo de execução de cada etapa da prestação de serviços? 43. Qual a etapa mais demorada sendo, portanto, aquela considerada como o gargalo do processo? 44. Qual o tempo total de execução do principal serviço prestado pela empresa? 45. Elabore o fluxograma
da seqüência das etapas envolvidas na prestação
de serviços típica da empresa, desde o contato com o cliente
até a entrega do serviço realizado. |
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