1. Qual o principal serviço realizado pela empresa? 2. A empresa presta serviços diretamente no cliente ou o cliente vai até o local da empresa para que o serviço seja realizado? 3. Quais são os produtos, equipamentos e aparelhos necessários para a realização dos serviços prestados pela empresa? 4. Os equipamentos utilizados na prestação dos serviços são alugados ou próprios? 5. Quais as condições atuais de conservação dos equipamentos e aparelhos que servem de apoio aos serviços? 6. Quantas horas de trabalho em média são necessárias para a prestação do serviço principal e mais requisitado? 7. Onde se localiza a empresa? 8. A empresa aluga ou é proprietária do local? Há a necessidade de reforma do local? Em caso afirmativo estimar quanto poderá custar a reforma? 9. As características físicas do local da empresa e das instalações, em termos de tamanho e estrutura, são suficientes para a prestação dos serviços? 10. As características físicas do prédio e das instalações da prestadora de serviços, em termos de tamanho e estrutura, estão em boas condições? 11. Quais são as vantagens e desvantagens da localização atual da empresa, em termos de proximidade ao consumidor? 12. Quais são as vantagens e desvantagens da localização atual da empresa, em termos de proximidade a fornecedores? 13. Quais são as vantagens e desvantagens da localização atual da empresa, em termos de deslocamento para o trabalho de seus funcionários? 14. Quais são as vantagens e desvantagens da localização atual da empresa, em termos de acesso ao transporte, energia, água, infra-estrutura e outros recursos? 15. Quais são as vantagens e desvantagens da localização atual da empresa, em termos de leis estaduais e locais? Há incentivos fiscais para o funcionamento da empresa neste local? 16. Quais são as características da vizinhança e cercanias (área em torno da empresa)? 17. Que outros negócios existem nas proximidades? 18. Existem planos em curto e em longo prazo de alterações nas instalações ou localização da empresa? 19. Como é a política de compras da empresa para os produtos necessários á prestação do serviço? Vários fornecedores, fornecedores únicos, compras em grande escala e armazenamento, compras apenas do necessário para a produção de um determinado lote? 20. Como é realizado o processo de compras de produtos necessários para a prestação de serviços na empresa? Visita a fornecedores, visita de fornecedores a empresa, telefone, internet, central de compras? 21. Quem são os fornecedores dos principais materiais necessários à prestação dos serviços? 22. Quais são os prazos de entrega das principais materiais necessários para a prestação dos serviços? É imediato ou é necessário antecedência mínima para a compra? 23. Existem atrasos nas entregas dos fornecedores? 24. A empresa possui algum fornecedor alternativo caso os materiais ou fornecedores tradicionais se tornem indisponíveis? 25. Existe algum período de ociosidade na prestação dos serviços ao cliente? 26. Se a empresa presta mais de um serviço, como a execução de um afeta os outros? 27. A empresa possui algum controle de qualidade no processo de prestação de serviços? Como ele é feito? 28. Quais são os períodos de maior prestação de serviços (mês, semana do mês, dia da semana)? 29. A capacidade de prestação de serviços enfrenta picos de demanda ou níveis baixos de demanda? A prestação de serviços da empresa necessita de horas extras com freqüência para atender a demanda? 30. O efeito da sazonalidade da demanda tem impacto sobre a prestação de serviços da empresa? A empresa possui alguma estratégia para lidar com essa situação? 31. Qual é
a capacidade planejada de nível de atendimento aos clientes da
empresa? 33. Quais são os principais custos fixos e variáveis envolvidas nas etapas da prestação do serviço de maior demanda? 34. Quantos funcionários trabalham na prestação de serviços? 35. Qual o nível de qualificação da mão de obra (nível escolar e técnico) envolvida na prestação dos serviços. 36. Quais são as principais necessidades de treinamento dos funcionários da empresa? 37. Foi determinada a ordem nos trabalhos que são feitos em cada etapa da prestação de serviços? 38. Qual é o ponto de equilíbrio da empresa em termos de número de atendimento aos clientes (quantos serviços devem ser realizados em média para cobrir os custos fixos e variáveis básicos)? 39. A empresa possui alguma certificação de controle de qualidade na prestação de serviços (tipo ISO 9001)? Qual? Há quanto tempo? 40. Quais são as etapas necessárias para a prestação do principal serviço da empresa pesquisada? 41. Descrever brevemente as atividades de cada etapa. 42. Qual o tempo de execução de cada etapa da prestação de serviços? 43. Qual a etapa mais demorada sendo, portanto, aquela considerada como o gargalo do processo? 44. Qual o tempo total de execução do principal serviço prestado pela empresa? 45. Elabore o fluxograma
da seqüência das etapas envolvidas na prestação
de serviços típica da empresa, desde o contato com o cliente
até a entrega do serviço realizado. |
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