Unidade 1 Módulo 2
Tela 1
Módulo 03 - Tecnologia: Pesquisa & Desenvolvimento

Tecnologia: Pesquisa & Desenvolvimento

Para este módulo temos dois tipos de questionários: um para empresas do tipo fabril (indústrias fabricantes de produtos) e outro questionário para empresas prestadoras de serviços.

Para empresas fabricantes de produtos procurem responder as questões analisando se as mesmas planejam ou estão pesquisando o lançamento de algum novo produto ou o melhoramento de algum produto que já esteja sendo fabricado. Também deve ser analisado se a melhoria, além de ser no produto propriamente dito, é no processo de fabricação ou prestação do serviço.

Dentro da área de serviços deve ser analisada a possibilidade de inovação ou criação e algum novo serviço a ser realizado por esta empresa. Pode ser analisada também a melhoria do processo da prestação do serviço em seus aspectos de atendimento ao cliente, execução do serviço em si, manutenção ou garantia.

Neste caso de querer melhorar, até por uma questão de sobrevivência no mercado, que itens devem ser abordados e rearranjados para isso? Será que este planejamento inclui treinamento ou retreinamento de mão de obra? E os custos? Podem atrapalhar por estarem irreais em relação ao planejado? Que equipamentos seriam necessários agregar nesta proposta?

Caso não haja nenhuma das hipóteses anteriores sendo pesquisada pela empresa, o próprio grupo deve verificar a possibilidade de implantar algum novo produto ou serviço e ver as dificuldades que poderiam acontecer caso isto viesse a ser feito.

Neste caso o trabalho deve explicar claramente que a empresa pesquisada não pretende fabricar novos produtos ou realizar novos serviços e nem mesmo melhorar os existentes.

O próprio questionário pode servir como um guia ajudando a responder todas estas questões. Nem todas as questões poderão ser respondidas, mas mesmo assim o questionário ajudará o grupo a levantar informações para o relatório.

O questionário da Unidade I módulo 2 poderá servir como um guia para explicar as possíveis melhorias que a empresa pensa em fazer, ou então, que o grupo observou ser possível fazer e relatá-las.
Abaixo segue a estrutura básica do texto do módulo:

Cabeçalho com informações do grupo. Será avaliada também a estética do trabalho.

Existe alguma melhoria de qualidade do produto ou serviço já implantada no processo produtivo? Explicar qual é e como funciona.
Existe pesquisa para implantar alguma melhoria de qualidade na fabricação do produto ou na prestação de serviço no processo produtivo?
Se não existir esta pesquisa explicar o motivo de não haver interesse da empresa (custos, desinteresse do mercado, falta de equipamento apropriado, falta de mão de obra capacitada, etc.).

Na pesquisa de novos produtos ou serviços existe o processo de inovação para o mercado ou apenas reprodução de produtos e serviços da concorrência?
Caso a empresa não tenha esta preocupação, o grupo deverá propor alguma melhoria possível para o produto ou serviço justificando a mesma.

Que recursos de mão de obra (capacitação, treinamento ou retreinamento) são necessários para pesquisa ou melhoria do processo (feita pela empresa ou proposta e estimada pelo grupo).

Que recursos de equipamentos são necessários para pesquisa ou melhoria do processo (feita pela empresa ou proposta e estimada pelo grupo).

Que recursos financeiros (estimativa apenas) são necessários para pesquisa ou melhoria do processo (feita pela empresa ou proposta e estimada pelo grupo).

Avaliação e análise do grupo sobre o impacto que esta melhoria já implantada (ou melhoria proposta pela empresa ou melhoria proposta pelo grupo) poderá causar no processo.

Existe alguma certificação de qualidade implantada pela empresa? Explicar o que é controlado neste caso.
Em caso de não haver certificação qual o tipo de controle de qualidade que o grupo proporia para a empresa pesquisada e o que seria controlado?



Tela 2
Módulo 03 - Tecnologia: Pesquisa & Desenvolvimento

Empresas Fabricantes de Produtos

Empresas Prestadoras de Serviços



Tela 3
M�dulo 01 - A terceiriza��o e seus aspectos b�sicos

Questões a serem pesquisadas junto a empresas fabricantes de produtos

1. Quais são os pré-requisitos observados pela empresa para se iniciar a pesquisa de um novo produto ou a melhoria de um produto já existente?

2. Na pesquisa de um novo produto ou na melhoria de um produto já existente o que é levado em consideração pela empresa para torná-lo diferente quando comparado a outros similares?

3. Que tipo de estudos técnicos, testes de engenharia e avaliações são realizados pela empresa na pesquisa de um novo produto ou na melhoria de um produto já existente?

4. Onde é realizada a pesquisa e desenvolvimento de um novo produto ou da melhoria de um produto já existente pela empresa?

5. Quem é o responsável da empresa pela supervisão desta pesquisa?

6. Quanto tempo de trabalho em média está envolvido na pesquisa de um novo produto ou na melhoria de um produto já existente?

7. Quais instrumentos, equipamentos e componentes são utilizados pela empresa na pesquisa de um novo produto ou na melhoria de um produto já existente?

8. A pesquisa de um novo produto ou melhoria de um produto já existente pela empresa demanda investimento em mão de obra e matéria prima?

9. Quais são os custos aproximados de desenvolvimento de um novo produto ou melhoria de um produto já existente pela empresa? Apenas estimar.

10. Como a empresa financia os custos de pesquisa e desenvolvimento? Através de empréstimos ou recursos próprios?

11. A empresa se preocupa em realizar testes de segurança para o novo produto ou melhoria de um produto já existente?

12. Quais são as exigências legais básicas para a empresa produzir, licenciar ou comercializar esse produto novo ou melhorado?

13. Como a tecnologia de pesquisa da empresa se compara com a de outros produtos similares? É mais avançada que a da concorrência?

14. A empresa realiza pesquisa de produtos de ponta (tecnologia avançada)?

15. O que a empresa aprendeu de mais importante ao longo da pesquisa e desenvolvimento de novos produtos ou melhoria de produtos já existentes?

16. No caso da empresa estar desenvolvendo no momento algum novo produto ou melhorando um produto já existente, qual o estágio em que se encontra o mesmo?

17. A empresa testa o novo produto ou o produto melhorado no mercado?

18. A empresa pretende expandir a linha de produtos? De que forma? Quando?

19. Concluída a pesquisa de um novo produto ou de um produto aperfeiçoado a empresa se preocupa em registrar patente ou marca comercial?

20. Quais são os maiores riscos e problemas previstos pela empresa na pesquisa de um novo produto ou de um produto aperfeiçoado?



Tela 4
M�dulo 01 - A terceiriza��o e seus aspectos b�sicos

1. Quais são os pré-requisitos observados pela empresa para se iniciar a pesquisa de um novo serviço ou a melhoria de um serviço já existente a ser prestado por ela?

2. Na pesquisa de um novo serviço ou na melhoria de um serviço já existente o que é levado em consideração pela empresa para torná-lo diferente quando comparado a outros similares?

3. Que tipo de estudos técnicos, testes de engenharia e avaliações são realizados pela empresa na pesquisa de um novo serviço ou na melhoria de um serviço já existente?

4. Onde é realizada a pesquisa e desenvolvimento de um novo serviço ou na melhoria de um serviço já existente pela empresa?

5. Quem é o responsável da empresa pela supervisão desta pesquisa?

6. Quanto tempo de trabalho em média está envolvido na pesquisa de um novo serviço ou na melhoria de um serviço já existente?

7. Quais instrumentos, equipamentos e componentes são utilizados pela empresa na pesquisa de um novo serviço ou para a melhoria de um serviço já existente?

8. A pesquisa de um novo serviço ou a melhoria de um serviço já existente pela empresa demanda investimento em mão-de-obra e matéria prima?

9. Quais são os custos aproximados de desenvolvimento de um novo serviço ou a melhoria de um serviço já existente pela empresa? Estimar apenas.

10. Como a empresa financia os custos de pesquisa e desenvolvimento? Através de empréstimos ou recursos próprios?

11. A empresa se preocupa em realizar testes de segurança para o novo serviço ou a melhoria de um serviço já existente?

12. Quais são as exigências legais para a empresa produzir, licenciar ou comercializar esse novo serviço ou para a melhoria de um serviço já existente?

13. Como a tecnologia de pesquisa da empresa se compara com a de outros serviços similares? É mais avançada que a da concorrência?

14. A empresa realiza pesquisa de prestação de serviço de ponta (com o uso de tecnologia avançada)?

15. O que a empresa aprendeu de mais importante ao longo da pesquisa e desenvolvimento de novos serviços ou na melhoria de um serviço já existente?

16. No caso da empresa no momento estar desenvolvendo algum novo serviço ou melhorando um serviço já existente, qual o estágio em que se encontra o mesmo?

17. A empresa testa o novo serviço ou a melhoria de um serviço já existente no mercado?

18. A empresa pretende expandir a linha de prestação de serviços? De que forma? Quando?

19. Concluída a pesquisa de um novo serviço ou a melhoria de um serviço já existente a empresa se preocupa em fazer pesquisa de satisfação junto aos clientes?

20. Quais são os maiores riscos e problemas previstos pela empresa na pesquisa de um novo serviço ou melhoria de um serviço já existente?