Tecnologia: Pesquisa & Desenvolvimento

Para este módulo temos dois tipos de questionários: um para empresas do tipo fabril (indústrias fabricantes de produtos) e outro questionário para empresas prestadoras de serviços.

Para empresas fabricantes de produtos procurem responder as questões analisando se as mesmas planejam ou estão pesquisando o lançamento de algum novo produto ou o melhoramento de algum produto que já esteja sendo fabricado. Também deve ser analisado se a melhoria, além de ser no produto propriamente dito, é no processo de fabricação ou prestação do serviço.

Dentro da área de serviços deve ser analisada a possibilidade de inovação ou criação e algum novo serviço a ser realizado por esta empresa. Pode ser analisada também a melhoria do processo da prestação do serviço em seus aspectos de atendimento ao cliente, execução do serviço em si, manutenção ou garantia.

Neste caso de querer melhorar, até por uma questão de sobrevivência no mercado, que itens devem ser abordados e rearranjados para isso? Será que este planejamento inclui treinamento ou retreinamento de mão de obra? E os custos? Podem atrapalhar por estarem irreais em relação ao planejado? Que equipamentos seriam necessários agregar nesta proposta?

Caso não haja nenhuma das hipóteses anteriores sendo pesquisada pela empresa, o próprio grupo deve verificar a possibilidade de implantar algum novo produto ou serviço e ver as dificuldades que poderiam acontecer caso isto viesse a ser feito.

Neste caso o trabalho deve explicar claramente que a empresa pesquisada não pretende fabricar novos produtos ou realizar novos serviços e nem mesmo melhorar os existentes.

O próprio questionário pode servir como um guia ajudando a responder todas estas questões. Nem todas as questões poderão ser respondidas, mas mesmo assim o questionário ajudará o grupo a levantar informações para o relatório.

O questionário da Unidade I módulo 2 poderá servir como um guia para explicar as possíveis melhorias que a empresa pensa em fazer, ou então, que o grupo observou ser possível fazer e relatá-las.
Abaixo segue a estrutura básica do texto do módulo:

Cabeçalho com informações do grupo. Será avaliada também a estética do trabalho.

Existe alguma melhoria de qualidade do produto ou serviço já implantada no processo produtivo? Explicar qual é e como funciona.
Existe pesquisa para implantar alguma melhoria de qualidade na fabricação do produto ou na prestação de serviço no processo produtivo?
Se não existir esta pesquisa explicar o motivo de não haver interesse da empresa (custos, desinteresse do mercado, falta de equipamento apropriado, falta de mão de obra capacitada, etc.).

Na pesquisa de novos produtos ou serviços existe o processo de inovação para o mercado ou apenas reprodução de produtos e serviços da concorrência?
Caso a empresa não tenha esta preocupação, o grupo deverá propor alguma melhoria possível para o produto ou serviço justificando a mesma.

Que recursos de mão de obra (capacitação, treinamento ou retreinamento) são necessários para pesquisa ou melhoria do processo (feita pela empresa ou proposta e estimada pelo grupo).

Que recursos de equipamentos são necessários para pesquisa ou melhoria do processo (feita pela empresa ou proposta e estimada pelo grupo).

Que recursos financeiros (estimativa apenas) são necessários para pesquisa ou melhoria do processo (feita pela empresa ou proposta e estimada pelo grupo).

Avaliação e análise do grupo sobre o impacto que esta melhoria já implantada (ou melhoria proposta pela empresa ou melhoria proposta pelo grupo) poderá causar no processo.

Existe alguma certificação de qualidade implantada pela empresa? Explicar o que é controlado neste caso.
Em caso de não haver certificação qual o tipo de controle de qualidade que o grupo proporia para a empresa pesquisada e o que seria controlado?



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