Unidade 3 Módulo 1
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Módulo - 4 Estruturação de planos de negócios

Estruturação de Plano de Negócios

1 – A capa

A capa do plano de negócio não deve ser sofisticada, mas sim atraente e concisa. Se o plano de negócios for utilizado como pedido de financiamento, use uma capa distinta para cada banco ou fonte de financiamento.

É importante:

• Identificar o negócio e o documento
• Identificar a localização, os telefones da empresa e onde os dirigentes podem ser encontrados.
• Identificar o autor do plano de negócios



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Módulo - 4 Estruturação de planos de negócios
2 – Sumário executivo

O Sumário executivo é a primeira seção do plano e, muitas vezes, a mais importante, porque tem a função de apresentar ao leitor os pontos fundamentais do trabalho. É, portanto, uma apresentação de tudo o que será visto em detalhes na seqüência do plano. Assim, tal seção deve ser capaz de motivar o leitor a seguir em busca dos detalhes do que foi comentado.

Para atender ao objetivo, recomenda-se que o sumário executivo seja estruturado com um ou dois parágrafos iniciais:

• introdução geral ao negócio que comente o objetivo do plano, a oportunidade de negócio, e as características gerais da empresa.
• comentário sobre a experiência da equipe que conduzirá o negócio, indicando outras experiências do empreendedor ou da empresa proponente do novo negócio. Com isso, o analista do plano encontrará material consistente, elaborado por pessoas afeitas ao negócio.

Após esse início, o sumário executivo deve seguir a estrutura do plano, reservando um parágrafo para cada seção. Destacar os principais marcos do plano na descrição da empresa, na análise de mercado e de estratégia, nos planos de marketing e financeiro (Siegel et al., 1996). Este último, pode ser ilustrado por pequenos quadros demonstrando os principais indicadores.



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Módulo 04 - Estruturação do Plano de Negócio
A linguagem do sumário deve combinar profissionalismo e entusiasmo com oportunidade, não prometendo resultados que o plano, em seu contexto, não sustente. Ao contrário, deve ater-se aos fatos demonstrados. Entretanto, cabe-lhe enfatizar as características da oportunidade, mostrando-lhe o potencial e despertando interesse para o leitor seguir na leitura.

Essa questão é muito importante: muitos analistas já relataram que o sumário executivo é ponto de definição sobre ir em frente ou descartar de pronto o plano de negócio em consideração.

Logo, a redação do sumário deve ser cuidadosa, mantendo o equilíbrio entre profissionalismo e motivação com o negócio e a seleção criteriosa dos pontos destacados. Embora seja a primeira seção do plano, o sumário executivo deve ser a última seção a ser redigida. Só assim ele poderá fazer jus ao conteúdo completo do plano. Não há como apresentar um trabalho inconcluso. A tentação de escrever o sumário executivo em primeiro lugar, conduz a apresentação superficial, posto que os dados fundamentais para análise ainda estão indisponíveis. Além disso, pode induzir a construção do próprio plano, levando o empreendedor a forçar a concordância das seções com o que foi previsto no sumário.

O sumário não deve ultrapassar duas páginas a fim de poupar revisões na sua redação. É forma de garantir que ele seja o espelho mais fiel possível do plano e desperte o interesse dos analistas aos quais será submetido.


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3 - Esboço de um plano de negócios

O modelo apresentado a seguir consiste em uma orientação básica para o desenvolvimento do plano de negócios. À medida que o plano for redigido, a numeração das páginas deverá ser alterada, pois outras seções poderão ser incluídas, modificando essa estruturação.

Capa: Nome do empreendimento, nomes dos dirigentes, endereço e telefone.
• Sumário executivo.
• Índice.

• Parte 1 – o Negócio

A. Descrição do negócio
B. Produto/Serviço
C. Mercado
D. Localização do negócio
E. Concorrência
F. Gerenciamento
G. Pessoal
H. Aplicação e resultados esperados do empréstimo (se necessário)
I. Síntese

Parte 2 – Dados financeiros

A. Organograma do departamento financeiro. Descrição do funcionamento do departamento financeiro da mesma forma que o solicitado para o TCC de Finanças
.

1) organograma do departamento financeiro (é fundamental que o organograma do departamento financeiro faça parte do relatório);

2) fluxo de documentos (papéis) que transitam pelo departamento financeiro;

3) como os documentos contábeis são encaminhados para a contabilidade;

4) como é feito o controle dos numerários da empresa no seu dia a dia (dinheiro no caixa/saldo em conta corrente bancário);

5) qual é o instrumento de controle dos pagamentos/recebimentos utilizado pela empresa no seu dia a dia: anotação em agenda; fluxo de caixa instalado no sistema de computador; valores armazenados na cabeça das pessoas etc.;

6) negociação com clientes: quem autoriza e quem pode fazer negociações sobre descontos por pagamentos antecipados; prorrogação de prazos de títulos a receber; negociação de títulos em atraso; encaminhamento de títulos vencidos para o cartório e/ou execução judicial etc.;

7) negociação com fornecedores: quem autoriza e quem pode fazer negociação sobre pagamentos antecipados; prorrogação de prazos de títulos a pagar; negociação de títulos a pagar em atraso etc.;

8) negociação com instituições financeiras: quem na empresa trata com gerentes de instituições financeiras sobre limites de crédito; aplicações financeiras; captação de empréstimos; projetos de investimentos no ativo permanente (compra de outras empresas, projetos de ampliação e/ou de modernização etc.);

9) caso a empresa opere com o instrumento de fluxo de caixa para pagamentos/recebimentos diários, qual a sistemática de elaboração do fluxo de caixa e qual o período de abrangência do fluxo de caixa (abrange, por exemplo: um período semanal, quinzenal, mensal, bimensal; trimestral; quadrimestral; etc.);

10) caso a empresa opere com orçamento de caixa, como é feito o orçamento e, qual o seu período de abrangência;

11) caso a empresa opere com Planejamento Estratégico, qual é o período de abrangência do Plano;

12) caso a empresa não possua instrumentos de hedge natural (por exemplo, vende em reais e possui dívidas em moedas externas), como são realizadas as proteções de operações descasadas.

B. Índices Financeiros: liquidez corrente, endividamento geral, composição do endividamento, ROA e ROE. Os índices deverão ser calculados e interpretados no corpo do relatório.

Fonte bibliográfica recomendada para os índices financeiros solicitados: biblioteca virtual, Gitman, Lawrence J. Princípios de administração financeira. 12ª edição. São Paulo: Prentice Hall, 2010.

C. Apresentar um Fluxo de Caixa para os próximos 90 dias (vide disciplina de Tópicos Especiais em Gestão Financeira, Unidade 2).

D. Fazer uma projeção para o DRE (Demonstrativo dos Resultados do Exercício) para os próximos três anos (vide disciplina de Tópicos Especiais em Gestão Financeira, Unidade 1, módulo 2). O grupo deverá tomar por base para a projeção da DRE o ano de 2011, nada impede que o grupo opere tomando por base os três últimos anos, desde que esse caminho seja justificado pelo grupo. O grupo deverá explicar a taxa de crescimento nominal das vendas para o período 2012, 2013 e 2014.

E. Os balanços (sempre assinados pelo contador) deverão ser apresentados na forma de anexos, em hipótese alguma deverão fazer parte do corpo do Relatório.

F. Sugestões do Grupo:

- os controles financeiros estão sendo operados com eficiência? O quê precisa melhorar?
- o relacionamento com o sistema financeiro está sendo operado de forma eficiente? O quê precisa melhorar?
- o relacionamento entre os funcionários do departamento financeiro e os demais departamentos está sendo operado de forma eficiente? O quê precisa melhorar?
- As informações contábeis estão ajudando a empresa junto aos seus credores? O quê precisa melhorar?
- Outras sugestões, por conta do Grupo.

Parte 3 – Documentos de apoio

Currículos dos dirigentes, relatórios de créditos, cartas de referência, descrições de cargo, cartas de intenção, contratos, documentação legal e demais documentos relevantes para o plano.