| Unidade 3 | Módulo 1 | Tela 1 |
Estruturação de Plano de Negócios 1 – A capa A capa do plano de negócio não deve ser sofisticada, mas sim atraente e concisa. Se o plano de negócios for utilizado como pedido de financiamento, use uma capa distinta para cada banco ou fonte de financiamento. É importante:
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Tela 2 |
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– Sumário executivo
O Sumário executivo é a primeira seção do plano e, muitas vezes, a mais importante, porque tem a função de apresentar ao leitor os pontos fundamentais do trabalho. É, portanto, uma apresentação de tudo o que será visto em detalhes na seqüência do plano. Assim, tal seção deve ser capaz de motivar o leitor a seguir em busca dos detalhes do que foi comentado. Para atender ao objetivo, recomenda-se que o sumário executivo seja estruturado com um ou dois parágrafos iniciais:
Após esse
início, o sumário executivo deve seguir a estrutura do plano,
reservando um parágrafo para cada seção. Destacar
os principais marcos do plano na descrição da empresa, na
análise de mercado e de estratégia, nos planos de marketing
e financeiro (Siegel et al., 1996). Este último, pode ser ilustrado
por pequenos quadros demonstrando os principais indicadores. |
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Tela 3 |
| A linguagem
do sumário deve combinar profissionalismo e entusiasmo com oportunidade,
não prometendo resultados que o plano, em seu contexto, não
sustente. Ao contrário, deve ater-se aos fatos demonstrados. Entretanto,
cabe-lhe enfatizar as características da oportunidade, mostrando-lhe
o potencial e despertando interesse para o leitor seguir na leitura. Essa questão é muito importante: muitos analistas já relataram que o sumário executivo é ponto de definição sobre ir em frente ou descartar de pronto o plano de negócio em consideração. Logo, a redação do sumário deve ser cuidadosa, mantendo o equilíbrio entre profissionalismo e motivação com o negócio e a seleção criteriosa dos pontos destacados. Embora seja a primeira seção do plano, o sumário executivo deve ser a última seção a ser redigida. Só assim ele poderá fazer jus ao conteúdo completo do plano. Não há como apresentar um trabalho inconcluso. A tentação de escrever o sumário executivo em primeiro lugar, conduz a apresentação superficial, posto que os dados fundamentais para análise ainda estão indisponíveis. Além disso, pode induzir a construção do próprio plano, levando o empreendedor a forçar a concordância das seções com o que foi previsto no sumário. O sumário não deve ultrapassar duas páginas a fim de poupar revisões na sua redação. É forma de garantir que ele seja o espelho mais fiel possível do plano e desperte o interesse dos analistas aos quais será submetido. |
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Tela 4 |
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- Esboço de um plano de negócios
O modelo apresentado a seguir consiste em uma orientação básica para o desenvolvimento do plano de negócios. À medida que o plano for redigido, a numeração das páginas deverá ser alterada, pois outras seções poderão ser incluídas, modificando essa estruturação.
• Parte 1 – o Negócio A. Descrição
do negócio •
Parte 2 – Dados financeiros
B. Índices Financeiros: liquidez corrente, endividamento geral, composição do endividamento, ROA e ROE. Os índices deverão ser calculados e interpretados no corpo do relatório.
C. Apresentar um Fluxo de Caixa para os próximos 90 dias (vide disciplina de Tópicos Especiais em Gestão Financeira, Unidade 2). D. Fazer
uma projeção para o DRE (Demonstrativo dos Resultados do
Exercício) para os próximos três anos (vide disciplina
de Tópicos Especiais em Gestão Financeira, Unidade 1, módulo
2). O grupo deverá tomar por base para a projeção
da DRE o ano de 2011, nada impede que o grupo opere tomando por base os
três últimos anos, desde que esse caminho seja justificado
pelo grupo. O grupo deverá explicar a taxa de crescimento nominal
das vendas para o período 2012, 2013 e 2014. F. Sugestões do Grupo:
• Parte
3 – Documentos de apoio |
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