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Resumo
Ainda dentro da metáfora da organização como máquina, estudamos o “nascimento” e as características da organização burocrática. • Surgimento da teoria burocrática – por volta de 1940, quando as teorias administrativas anteriores não mais respondiam às necessidades das organizações que cresciam, tanto em tamanho quanto em complexidade. • O racionalismo – burocracia e racionalismo estão muito vinculados. O racionalismo pode ser entendido como a adequação dos meios coerentes aos fins que se pretende atingir, com o propósito de garantir a máxima eficiência para alcançar os objetivos estabelecidos. • Os diversos entendimentos da burocracia: 1) popular; 2) sociológico; e 3) weberiano. • Características da organização burocrática - forma de organização voltada para a eficiência e centrada nos seus aspectos formais e racionais, na rapidez, na clareza, na precisão, na regularidade e na eficiência obtidas pela divisão fixa de tarefas, supervisão hierárquica, regulamentos e regras detalhadas e inflexíveis. Além disso, a existência de conflito interno é tida como indesejável. • Weber e o tipo ideal de burocracia
• Dimensões não previstas pela organização burocrática - o modelo burocrático não considerou a existência dos grupos informais nem a flexibilidade da ordem burocrática para lidar com o ambiente externo.
• Vantagens - a rapidez e o rigor no processo de decisão; as tarefas são claramente definidas, o que facilita a realização mais acertada das atividades; a forma burocrática é apropriada para atividades rotineiras e repetitivas; a burocracia é adequada em situações que exigem precisão, eficiência e quando a produtividade se constitui o maior objetivo. • Desvantagens - a abordagem burocrática não é apropriada para atividades não rotineiras; as iniciativas criativas e inovadoras são bloqueadas; não está preparada para enfrentar conflitos; desconsidera a existência da organização informal e demais problemas imprevistos que surgem; encontra-se desprovida de ações voltadas para as inesperadas e rápidas mudanças do ambiente. A acentuada hierarquização promove distorções nas comunicações. |
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