• A Teoria Cibernética e o aprender a aprender
  • A Teoria Cibernética nos abre possibilidades para melhor visualizar as organizações como sistemas complexos com capacidade de aprender. Pensando nisso, Morgan (2002:98) nos pergunta: “Como criar sistemas complexos capazes de aprender da mesma forma que o cérebro?” A resposta está nas formas de aprender.

    Por essa Teoria, há diferentes processos de aprendizado: 1) Aprendizado de Circuito Único (aprendizado simples); 2) Aprendizado de Circuito Duplo (processo de aprender a aprender). Vejamos cada um deles.

    1) Aprendizado de Circuito Único

    A cibernética realça que os sistemas que aprendem, para apresentar auto-regulação, devem ter capacidade para:

    a) perceber, acompanhar e identificar dimensões relevantes do seu ambiente;

    b) relacionar as informações acima com as normas operacionais que orientam a forma de agir do sistema;

    c) identificar desvios relevantes das normas;

    d) adotar procedimentos corretivos quando esses desvios são detectados.

    Satisfeitas essas condições, um processo contínuo de troca de informação entre um sistema e o seu ambiente será criado, permitindo a monitorização das mudanças e a adoção de respostas apropriadas.



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