6 - Criando e sustentado a realidade organizacional

Significados, crenças e visões compartilhadas definem a construção de uma realidade de maneira que ações, fatos, eventos sejam entendidos sob diferentes formas. São “tabelas de valores” que suportam nossas posturas.

Mas como construirmos nossas realidades? Como criamos e sustentamos a cultura?

  • Os costumes, as normas e o contexto situacional como influências

Pense na seguinte situação: você foi designado para visitar uma organização na China. E agora, como fazer para “tornar-se um nativo” e não afrontar costumes e regras culturais? Estamos falando de um difícil aprendizado de normas, até então, desconhecidas.

A essência de uma cultura encontra-se em suas normas sociais e costumes; portanto, geralmente entendemos que se alguém adere a estas regras de comportamento será bem-sucedido em construir uma realidade social apropriada.

Uma vez que a cultura não se limita à simples obediência a regras, mas fundamentalmente à habilidade de aplicar uma regra, a possibilidade de “adentrar” outra cultura depende ainda da compreensão da influência do contexto situacional.

  • Representação da realidade – A vida pede de nós muito mais do que um entendimento objetivo da realidade; ela nos exige posturas ativas que constroem a realidade social, por meio de interpretações. Uma forma poderosa de analisarmos a cultura dentro das organizações é reconhecer que representamos a realidade de nossos universos. Isto significa que a cultura deve ser entendida como processo dinâmico pelo qual o conjunto das pessoas constroem e reconstroem a realidade, e não como algo que simplesmente as organizações possuem ou que um líder traz para dentro da corporação.


Copyright © 2010 AIEC.