7. Habilidade
para lidar com a incerteza
- O desenvolvimento da capacidade de lidar com incertezas dá
a uma pessoa, grupo ou subunidade grande poder na organização,
pois permite “escapar” das soluções fáceis
e pré-estabelecidas, e por vezes encontrar saídas não
imaginadas para problemas novos.
A habilidade para lidar com a incerteza, por vezes, está diretamente
ligada ao lugar de uma pessoa na divisão de trabalho, que vai
determinar a amplitude de sua “autonomia” para propor e
de sua legitimidade para “ser ouvido”.
Um primeiro tipo
de incerteza diz respeito às questões que envolvem o ambiente
(por exemplo, com relação aos mercados, fontes de matérias-primas
ou finanças), mas que pode trazer oportunidades àqueles
que têm condições de enfrentar os problemas, diminuindo
as conseqüências da incerteza sobre a organização.
Também existem as incertezas operacionais (por exemplo, quebra
de uma importante máquina usada na produção fabril
ou no processamento de dados). Quando elas surgem, podem deixar evidentes
aqueles que têm habilidade para solucionar problemas e trazer de
volta a normalidade das execuções.
As pessoas que enfrentam quaisquer dos dois tipos de incertezas têm
um certo grau de poder dependendo de dois fatores: (1) se são facilmente
substituídos (nível em que suas habilidades são substituíveis);
e (2) a centralidade de suas funções para as operações
de toda a organização.
A habilidade de lidar com as incertezas freqüentemente explica quando
e porque esse tipo de poder torna-se tão vital para os assuntos
organizacionais. |