| As
categorias propostas por Rogers são:
Inovadores (Innovators)
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O primeiro
segmento de público a adotar a inovação. Em geral,
os inovadores são pessoas que aceitam o risco
de adquirir um produto ainda não difundido em troca de serem
as primeiras a usufruir os possíveis benefícios, ou
aprender algo novo, ou, ainda, pelo status e pelas diferenciações
decorrentes do uso do produto. Devido ao seu perfil arrojado, muitas
vezes são percebidos como extravagantes, não têm
credibilidade suficiente para atuar como grupo de referência.
Porém, a empresa deve identificar esse grupo para realizar
testes de produto, obtendo feedback para ajustes e correções
no plano de lançamento para o mercado mais amplo. Em geral,
esse grupo representa 2,5% do público. |
Adotantes Iniciais (Early Adopters)
| Este
grupo desempenha o papel de formador de opinião, grupo de referência
e agente de mudança e é muito importante para acelerar
a difusão do produto. Em geral, os adotantes iniciais
são pessoas possuidoras de credibilidade e respeito
devido ao seu grande conhecimento ou especialização,
maior poder aquisitivo e posição social de maior visibilidade.
A empresa deve identificar essas pessoas e realizar um trabalho de
apoio, esclarecimento, incentivo educação. Representam
13,5% do público |
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